"Queremos também aumentar o número de juízes" - Bernardino Delgado

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,18 out 2018 16:20

Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Bernardino Delgado
Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Bernardino Delgado(Rádio Morabeza)

O Conselho Superior da Magistratura Judicial já tem concluído o processo de recrutamento de dez novos juízes. A afirmação é do presidente do órgão, em declarações aos jornalistas após a audição na Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado.

Bernardino Delgado diz que ao aumentar-se o número de juízes reforça-se a inspecção judicial.

"Queremos também aumentar o numero de juízes e precisamente por causa disso concluímos já o processo de recrutamento de dez juízes, para reforçar a inspecção, mas também para reforçar a bolsa de juízes. Como sabem, também perdemos três juízes e seria bom que aumentássemos o numero de juízes”, explica.

No que diz respeito à reforma da justiça, de 2011, Bernardino Delgado diz que há mecanismos a melhorar

"A reforma fala, por exemplo, no estatuto dos magistrados judiciais, fala na fixação do índice cem. Estamos em 2018 e ainda não foi fixado. É um dos aspectos que precisa de ser regulamentado”,avança

A Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado esteve reunida esta manhã com o presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial para a preparação do debate sobre a Situação da Justiça, agendado para a segunda Sessão Plenária do mês de Outubro.

Durante o dia de hoje também foi ouvido o Presidente do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, a Bastonária da Ordem dos advogados de Cabo Verde, o Director Nacional da Policia Judiciaria e Adjunta, o Presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Cabo Verde e a Ministra da Justiça, Janine Lélis.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,18 out 2018 16:20

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  10 jul 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.