Além da situação do desemprego, Janira Hopffer Almada, diz que os jovens estão com menos possibilidades para prosseguir os estudos, assim como no sector social há falta de capacidade de resposta, realçando a proliferação das casas de lata na ilha.
"A situação de desemprego na ilha é cada vez mais gritante, sobretudo na camada jovem, e com uma agravante, os jovens também estão a ter grandes dificuldades para prosseguirem os seus estudos, considerando corte que o governo de Cabo Verde vez nas bolsas de estudos para o ensino superior e nos apoios sócio-educativos para os estudantes da famílias carenciadas. No sector social, fundamentalmente na saúde, na educação, e na habitação, a desarticulação e a falta de capacidade de resposta são evidentes, basta referir a proliferação das casas de lata sem que nem o governo, nem a Câmara Municipal tenham capacidade de resposta", explica
A líder tambarina defende que a falta de ligação aérea directa para São Vicente, compromete a indústria na ilha.
"É claro que esta falta de ligação directa feita através da Cabo Verde Airlines tem impacto no sector industrial, que é um sector muito importante para a ilha de São Vicente, seja no sector exportador, seja noutros sectores, porque as matérias-primas, são importadas geralmente pela via aérea. Os produtos finais, muitos, também são exportados pela via aérea, e já há consequências, a indústria do camarão já esta comprometida, considerando esta descontinuidade dos voos directos para a ilha de São Vicente”, diz.
Janira Hopffer Almada questiona sobre "quando é que o Governo começará a trabalhar para implementar o programa que apresentou aos cabo-verdianos”.