Câmaras de Comércio e de Turismo de Cabo Verde assumem a gestão da FIC

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,14 nov 2018 18:21

Oito mil contos é o valor base que as Câmaras de Comércio e de Turismo de Cabo Verde, tem de pagar pela compra da FIC, esta revelação foi feita aos jornalistas pelo Presidente do conselho Superior das Câmaras de Comércio e de Turismo de Cabo Verde, em declarações aos jornalistas, após a assinatura do contrato de gestão da feira entre o governo de Cabo Verde e as Câmaras de Comércio e de Turismo de Cabo Verde.

Belarmino Lucas diz que as Câmaras de comércio irão partilhar de forma equitativa os 80% das acções que pertencem ao Estado.

"Nós hoje fizemos a transferência de gestão, há um processo de privatização que está em curso e que segue os parâmetros previstos na lei, nós temos uma avaliação independente da participação do Estado que são 8 mil contos, e que será esse o valor, efectivamente a base do negócio, o Estado irá fazer portanto a transmissão da totalidade da sua participação social na FIC, são os 80%, os restantes 20% por cento pertencem à Cabo Verde TradeInvest, as Câmaras de comércio irão partilhar de forma equitativa, aquilo que é a participação actual do estado na FIC ", explica.

Por outro lado o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia no discurso da passagem de gestão da FIC, diz que o governo pela primeira vez está a injectar recursos no orçamento do Estado para apoiar o sector privado.

"Vamos baixar a carga fiscal, estamos a injectar recursos no orçamento do Estado, pela primeira vez para apoiar o sector privado. Numa coisa temos de estar de acordo, todos têm de pagar impostos, porque se o Estado não colectar impostos o Estado não tem recursos para cumprir com as suas obrigações, mas nos vamos fixar prazos de rígidos para pagamentos às empresas e para a restituição de impostos ", avança.

A assinatura do contrato de gestão aconteceu no dia em que arranca a XXI da referida feira na cidade da Praia.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,14 nov 2018 18:21

Editado porAndre Amaral  em  5 ago 2019 23:22