Alcides de Pina diz que o orçamento é um instrumento e uma estratégia para o desenvolvimento de Cabo Verde.
"Um orçamento para continuarmos a ajudar Cabo Verde a crescer, um orçamento para continuarmos a ter um Cabo Verde inclusivo, que prevê uma diminuição do défice público para 1,7%, que tem a preocupação de continuar a trajectória de diminuição da dívida pública em relação ao PIB. Caminha-se para valores abaixo de 118%, quando a herança que recebemos era de 130% do PIB ", explica.
Sobre o debate com o primeiro-ministro, dedicado a “Juventude, qualificação e emprego”, proposto pelo PAICV, Alcides de Pina, destaca o programa de estágios profissionais e aumento de tempo do estágio profissional, que era de três meses e foi aumentado para seis.
"Em apenas 3 anos de mandato deste governo, já foram realizadas no país quase setecentas acções de formação profissional, beneficiando cerca de catorze mil duzentos e cinquenta jovens, ou seja comparados os 15 anos do PAICV, nós já estamos quase a atingir 15% em apenas 3 anos e meio" avança.
Alcides de Pina termina reconhecendo que existe um número significativo de jovens ainda em situação de desemprego e sem formação, mas garantindo que é para estes jovens que o governo tem estado a trabalhar.