Através de comunicado, o IMP informa que "está expressamente interdita a frequência das praias balneares de todo o país".
Na mesma nota, o IMP "aconselha que pais e encarregados de educação mantenham os seus filhos em casa durante as férias escolares".
Ao Expresso das Ilhas, e na sequência deste anúncio, o ministro da Economia Marítima garantiu que a Polícia Nacional patrulhará as zonas balneares, garantindo o cumprimento da interdição.
A declaração da situação de contingência, a nível nacional, foi declarada no dia 17, perante a ameaça representada pela pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Esta sexta-feira, depois de conhecido primeiro caso de infecção no país, ocorrido na Boa Vista, o Primeiro-Ministro anunciou um conjunto de medidas para a ilha e deixou conselhos válidos para todo o arquipélago.
"Nada de cumprimentar com beijos, apertos de mãos e abraços. Nada de festas, idas ao mar ou outras situações de ajuntamento de pessoas. Este não é o momento para isso. Fiquem em casa", referiu.
A pandemia de coronavírus já infectou mais de 255 mil pessoas em todo, causando um número superior a 10 mil mortes.
A Itália é o caso que inspira maiores preocupações, com mais de 40 mil casos. Morreram cerca de três mil pessoas.