"Eu nunca pensei, desde que sou presidente, que alguma vez na vida fosse eu a decretar o Estado de Emergência no meu país", disse este sábado o presidente da República após anunciar o Estado de Emergência em todo o território nacional por causa da pandemia de COVID-19.
"Gostaria de não ter sido obrigado a isso", reforçou Jorge Carlos Fonseca acrescentando que esta é "uma sensação de que o país tem de enfrentar isto e sou eu, como Presidente da República que vou decretar este estado de excepção. Mas ao mesmo tempo, no meio desta excepção toda, eu confesso que senti-me surpreso com alguma frieza que me foi imposta pelo ter de decidir".
No discurso que fez, o Presidente da República alegou que "neste momento em que o mundo e Cabo Verde são assolados por uma pandemia, provocada pelo COVID 19, que a todos ameaça, com o seu cortejo de sofrimento e destruição, com graves implicações sociais, somos chamados a unir esforços, a apelar ao nosso espírito patriótico, para enfrentar e vencer este desafio muito complexo e difícil".
Assim, continuou o Presidente da República, "pela primeira vez na nossa história" Cabo Verde vê-se obrigado "em defesa da vida, da saúde e do bem-estar das pessoas e da nossa sociedade" a utilizar este instrumento que está previsto na Constituição da República e que é a Declaração do Estado de Emergência. "Necessariamente temporário" e que apenas deve ser declarado "quando importantíssimos interesses nacionais se encontram ameaçados".
"Tomo esta decisão precisamente para fazer afirmar a Constituição num momento de excepção, nos exactos termos, sentido e limites que ela contém e estatui", disse ainda Jorge Carlos Fonseca.
No seu discurso o Presidente da República disse igualmente que acredita que "este importante instrumento" vai ser utilizado "de forma adequada" contribuindo para que "no mais curto espaço de tempo, tenhamos controlado a doença e devolvido a tranquilidade às mulheres e homens, cabo-verdianos e de outras nacionalidades, que, no quotidiano, constroem esta Nação".
Veja o vídeo da declaração do Estado de Emergência: