Tecnicil não é única beneficiada e concorrentes “não se queixaram” - MpD

PorAndre Amaral,2 mar 2018 16:41

1

MpD defende que não é apenas a Tecnicil que está a ser beneficiada pela medida de aumento das taxas de importação de lacticínios e de sumos e diz que até agora as outras empresas que trabalham na mesma área “não se queixaram”.

Em conferência de imprensa, o secretário-geral do MpD, Miguel Monteiro, negou que a medida de protecção da produção de lacticínios e sumos de fruta esteja a beneficiar, exclusivamente, a empresa de que Olavo Correia é accionista.

“É preciso ver que se porventura fosse uma medida exclusivamente para a Tecnicil, se fosse uma medida que fosse apenas e só para essa empresa não veríamos o presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, de onde partiu a proposta, a dizer que não se pode politizar todas as medidas, que Cabo Verde e a industria cabo-verdiana não terão futuro caso se politize tudo”, avançou Miguel Monteiro.

Para Monteiro, “se efectivamente a empresa que tem como accionista o vice primeiro-ministro está a ser beneficiada, certamente que haverá outras a serem beneficiadas” e apontou o caso da Iogurel que, segundo ele, “está em processo de expansão da produção”. “Não ouvimos outras empresas a dizer que estão a ser prejudicadas”.

A concluir, Miguel Monteiro reconheceu que “há efectivamente um clima de suspeição” mas que “já foram feitas as denúncias e vamos aguardar”. 

A polémica em torno de Olavo Correia começou depois de ter sido aprovada, no Parlamento e no âmbito do Orçamento do Estado para 2018, de uma lei que aumenta as taxas de importação de lacticínios e seus derivados e também sobre os sumos de fruta. Após a aprovação desta medida proteccionista, com os votos favoráveis de MpD e PAICV, o maior partido da oposição começou a acusar o ministro das Finanças de favorecimento à empresa de que foi administrador antes de assumir a pasta das Finanças.

Ontem (1 de Março) a agência Lusa noticiou que Olavo Correia é detentor de 5% do capital da Tecnicil Indústria e de 5% da Tecnicil SGPS, o que levou o PAICV, durante a sessão parlamentar, a sugerir a demissão de Olavo Correia dos cargos de vice primeiro-ministro e de ministro das Finanças.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,2 mar 2018 16:41

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 nov 2018 3:23

1

pub.
pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.