MpD reconhece necessidade de aprofundar contactos com a população

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,26 abr 2018 16:10

Miguel Monteiro
Miguel Monteiro

O secretário-geral do Movimento para a Democracia, Miguel Monteiro, reconheceu hoje que há necessidade de o seu partido intensificar os contactos com a população, porque, diz, o “povo tem sempre razão”.

“O MpD, enquanto partido, tem estado a estruturar-se, instalando as comissões políticas em todos os municípios e, ao nível do Parlamento e câmaras municipais. Estou certo que todos os políticos vão sentir-se sensibilizados a aprofundar os contactos com a população”, diz.

O dirigente ‘ventoinha’ reagia aos resultados do estudo da Afrosondagem, segundo os quais 82 por cento (%) dos cabo-verdianos consideram que os políticos nunca ou poucas vezes fazem o melhor para ouvir aquilo que o povo tem para lhes dizer.

No que se refere à governação do país, em que a maioria dos cabo-verdianos considera que o país vai no sentido errado, Miguel Monteiro chama a atenção para uma análise “mais aprofundada” sobre o referido estudo, porque, segundo ele, há “dados contraditórios”.

“Se é verdade que há esta percentagem que diz que o país está na direcção errada, também é preciso ver que se aumentou o número de cabo-verdianos que considera como boas as suas condições de vida”, afirma.

Miguel Monteiro enaltece o facto de 2014 para 2017 se ter verificado uma redução de cabo-verdianos que consideram que as suas condições de vida são “más ou muito más”.

Destaca, por outro lado, o facto de 72% dos cabo-verdianos considerarem que daqui a um ano as suas condições vão melhorar.

“Há dados que, supostamente, o país estará na direcção errada, mas também há dados a indicar que os cabo-verdianos estão melhor e que daqui a um ano estarão melhor do que actualmente”, realça. 

O Secretário-geral do partido no poder admite, contudo, que existem aspectos que vão merecer uma análise por parte do seu partido.

Democracia também é responsabilidade da oposição

Diante do resultado do estudo que revela que 75% dos cabo-verdianos estão insatisfeitos com o funcionamento da democracia em Cabo Verde, o líder político afirma que a democracia é constituída não só pelo partido que está a governar, mas também pela oposição.

“A oposição, neste caso o PAICV, pelo nível de guerrilha política a que nos tem habituado nesses dois anos, não ajuda a democracia”, considera.

Na sua perspectiva, a “judicialização da política” a que se vem assistindo, bem como a suspeição sobre todos os actos do Governo também não ajudam a que os cabo-verdianos tenham uma “boa percepção” da democracia.

Segundo ele, a imagem que se tem do Parlamento demonstra que há necessidade de os sujeitos parlamentares verem como se dirigir uns aos outros e, também, ao nível das câmaras municipais.

No que tange à regionalização, o estudo revela que se trata de um tema desconhecido de uma boa parte dos cabo-verdianos. A este propósito, Miguel Monteiro entende que se deve “reforçar” o trabalho com vista a esclarecer as pessoas.

“Neste momento, o MpD é o único partido que já apresentou a sua proposta sobre a regionalização. Estamos a fazer o nosso papel”, acrescenta.

Isenção de vistos é para valer

Relativamente à isenção de vistos aos cidadãos europeus, o estudo revela que mais de 50% dos cabo-verdianos são contra, mas o secretário-geral do MpD diz que a medida do Governo é para valer.

Reconhece, porém, que os dados demonstram que o Governo deve “comunicar melhor” com as populações, porque, diz, ficou claro que, talvez, o executivo não tenha conseguido demonstrar quais são os efeitos positivos para o país.

“Consideramos que é uma boa medida e que irá aumentar o número de turistas. Cabo Verde tem cerca de 21% do PIB [Produto Interno Bruto] que vem do turismo. Mais turistas significam mais hotéis, mais empregos e mais rendimento”, lembra.

O Governo já anunciou que a medida de isenção de vistos aos cidadãos da União Europeia mais da Inglaterra entra em vigor no próximo mês de Maio.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,26 abr 2018 16:10

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.