Jorge Carlos Fonseca anuncia hoje decisão sobre SOFA

PorAndre Amaral,19 set 2018 14:31

Antes de viajar para os EUA, onde vai participar na Assembleia Geral das Nações Unidas, o Presidente da República vai anunciar ao país a sua decisão sobre o polémico acordo SOFA assinado com os EUA.

Numa comunicação sem direito a perguntas por parte dos jornalistas, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca vai anunciar, hoje, qual a sua decisão sobre o acordo SOFA.

Este acordo sobre o estatuto das forças militares norte-americanas, assinado em Setembro de 2017, causou polémica nos últimos meses.

O PAICV posicionou-se contra o acordo, dizendo que este viola a Constituição e apelou para que Jorge Carlos Fonseca pedisse a sua fiscalização ao Tribunal Constitucional, algo que o Presidente negou fazer.

O Chefe de Estado nunca escondeu desconforto pela forma como o processo foi conduzido, lamentando não ter sido consultado. Numa entrevista recente ao Expresso das Ilhas, afirmou mesmo que conheceu "o SOFA depois de assinado", numa versão posteriormente desmentida pelo ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares e que levou a questionamentos sobre a relação entre o Presidente 

Na mesma entrevista, o Presidente da República anunciou igualmente que já tinha decidido qual a sua posição sobre este polémico acordo prometendo para antes da sua viagem aos EUA um pronunciamento sobre o mesmo. "Sou político, por acaso sou jurista, mas ouvi os meus colaboradores, pedi pareceres, até pedi mais pareceres do que o normal. E as opiniões que ouvi não foram todas no mesmo sentido, o que quer dizer que tenho as balizas todas", afirmou.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,19 set 2018 14:31

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  10 jun 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.