Regionalização: “Não podemos adiar mais, é tempo de decidir” - Ulisses

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,24 out 2018 12:50

1

Ulisses Correia e Silva
Ulisses Correia e Silva

O desenvolvimento local e regional é condição necessária para o progresso nacional. As palavras foram proferidas hoje pelo chefe do Governo, durante o seu discurso de abertura da segunda sessão plenária de Outubro, na estreia do debate mensal com o primeiro-ministro, uma das principais alterações do novo Regimento da Assembleia Nacional.

Sobre a regionalização, Ulisses Correia e Silva diz que é tempo de decidir.

“As estratégias para o desenvolvimento das ilhas estão definidas e em execução, e assentam em desenvolvimento institucional, reforço da descentralização e regionalização. Para além disso, no próximo ano procederemos à revisão do Estatuto dos municípios, à revisão da lei das finanças locais, à revisão da lei e do regulamento do IUP e à aprovação do estatuto administrativo especial para a cidade da Praia. A lei da regionalização já não pode ser adiada, é preciso juntar as vontades políticas para dotar o país de uma lei de regionalização. Reafirmo que não podemos adiar mais, é tempo de decidir”, diz.

Em relação ao desenvolvimento urbano, o primeiro-ministro assegura que o seu Governo está a dar passos seguros para tornar os municípios aprazíveis e atractivos para viver, residir, visitar e investir. Correia e Silva destaca a canalização de 50% do Fundo do Turismo e 60% do Fundo do Ambiente para o financiamento de projectos municipais, requalificação urbana e ambiental.

A dinamização das economias locais é outro foco do Governo.

“A dinamização da economia, através da valorização do potencial económico de cada ilha a partir dos seus recursos e especificidades e da complementaridade entre as ilhas. A redução das assimetrias regionais em matéria de capacidade produtiva, de produção, de emprego, rendimento e bem-estar, sobretudo em matérias que vão exigir o aumento de oportunidades”, aponta.

A conectividade e a mobilidade, a unificação do mercado e ligação de Cabo Verde ao mundo, através do sistema de transportes, são determinantes para o desenvolvimento do país.

Ulisses Correia e Silva sabe disso.

“A política de conectividade marítima está espelhada na concessão de linhas de transportes marítimos inter-ilhas que visa contratualizar serviços com qualidade, eficiência, segurança e frequências de serviço público. O desenvolvimento dos transportes aéreos domésticos e internacionais vai permitir não só melhorar as conexões, como potenciar Cabo verde como plataforma aérea e assim criar novas fontes de promoção de crescimento económico e emprego”, afirma.

No Orçamento de Estado para 2019, Ulisses Correia e Silva garante o reforço de políticas de incentivos fiscais, de acesso ao mercado de contratação pública dirigidas a micro e pequenas empresas e às instituições de micro finanças que operam essencialmente nos mercados locais dos concelhos e ilhas.

A segunda sessão plenária de Outubro arrancou hoje e prolonga-se até sexta-feira.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,24 out 2018 12:50

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 jul 2019 23:22

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.