MpD preocupado com violência nas escolas

PorAndre Amaral,10 dez 2018 15:32

Em conferência de imprensa, hoje, o MpD disse estar preocupado com os resultados de um estudo realizado pela UNI-CV que mostra que professores e alunos consideram as escolas como sendo espaços pouco seguros.

Segundo o estudo, divulgado na passada sexta-feira e a que o Expresso das Ilhas deu eco, os danos e desfalque às infraestruturas e equipamentos escolares, furtos ou roubos que atingem o património, agressões físicas entre os alunos e agressões de alunos contra os professores constituem formas de expressão de violência mais relevantes nas escolas nacionais. Contudo, os pesquisadores ressaltam que a violência psicológica (bullying) e cibernética têm vindo a ganhar expressão.

Hoje, em conferência de imprensa, Celeste Fonseca, deputada do MpD, disse que os “resultados do estudo que foram tornados públicos na semana passada preocupam-nos” e que nem o seu partido, como o governo ou a sociedade em geral podem “tolerar os resultados demonstrados”.

“A violência não pode ser encarada de ânimo leve, não podemos permitir a sua banalização”, acrescentou ainda Celeste Fonseca.

Para o MpD, o “combate à violência deve estar menos na repressão e mais num projecto político-pedagógico no qual devem estar envolvidos a família, enquanto instituição social mais relevante no seu papel educador, fiscalizador e acalentador, a comunidade e o poder político, para que as acções já em curso sejam reforçadas, com vista à minimização do problema”.

Por isso, lembrou aquela parlamentar do MpD, o governo tem vindo a agir “particularmente ao nível do ministério da educação e do ministério da família e inclusão social com uma série de medidas que visam a participação e a inclusão dos estudantes”. Medidas que passam pela universalização do ensino pré-primário, o “acesso de todos e em condições de igualdade” ao sistema de ensino ou a atribuição do subsídio mínimo de inclusão.

“Estamos convictos que estamos no caminho certo”, concluiu Celeste Fonseca.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,10 dez 2018 15:32

Editado pormaria Fortes  em  30 ago 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.