Cabo Verde está a tomar toda as medidas para proteger os cidadãos do surto de coronavírus - Governo

PorDulcina Mendes,28 fev 2020 15:30

1

O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire garantiu hoje que Cabo Verde está a tomar todas as medidas no sentido de defender a saúde pública dos cabo-verdianos.

Fernando Elísio Freire disse que a interdição dos voos provenientes da Itália, por três semanas visa garantir a saúde pública no país.

O governante destaca que os efeitos negativos na economia cabo-verdiana são "preocupantes". Contudo, após reflexão profunda, "com todas as entidades envolvidas", o governo considerou "que o mais importante é defender a saúde dos cabo-verdianos".

Esta variável está sempre presente na acção do Governo, afirmou.

“Tomamos agora medidas com a Itália e iremos avaliar a evolução nos próximos tempos. Há vários países com sistemas de saúde muito robustos, mas que estão a ter casos de coronavírus, como os Estados Unidos e quase todos os países da Europa", disse, em relação ao "alastramento” que se está a verificar.

Segundo Fernando Elísio Freire, Cabo Verde irá manter a sua linha na defesa da saúde pública e actuar sempre que for necessário, para a mesma.

“Se for necessário interditar outros voos - o que não está acima da mesa ainda, o Governo não está a pensar nisso, mas se for necessário -  claro que actuaremos em defesa da saúde pública de todos os cabo-verdianos”, assegurou.

O governante, que falava ao jornalistas à margem da conferência sobre o Conselho de Ministros de ontem,  apelou a que neste momento, apesar de vários casos de coronavírus pelo mundo, se mentenha a serenidade.

“Apelamos a todos os cabo-verdianos para que contribuam, para juntos evitarmos que esse vírus chegue a Cabo Verde. Mas não sabemos o que será o dia de amanhã, tendo em conta a circulação de pessoas pelo mundo provenientes de vários destinos. O importante aqui é não desinformar, manter serenidade e confiança nos serviços de saúde de Cabo Verde”, apontou.

Autoria:Dulcina Mendes,28 fev 2020 15:30

Editado porSara Almeida  em  24 nov 2020 23:21