“13 de Janeiro foi o culminar de várias lutas” - PAN

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,13 jan 2021 16:13

​O Presidente da Assembleia Nacional considera que, 30 anos depois da abertura, os factos mostram que os cabo-verdianos fizeram boa escolha quanto ao regime político. Jorge Santos falava na sessão solene comemorativa do 13 de Janeiro, Dia da Democracia e da Liberdade, para sublinhar que a comemoração do 13 de Janeiro faz reflectir sobre o país que somos e o que dele queremos fazer.

“Estes 30 anos de democracia pluralista mostram-nos que fizemos boa escolha no regime político adoptado, que as instituições da república estão numa consolidação gradual e permanente”, assegura.

O Presidente da Assembleia Nacional sublinhou que o 13 de Janeiro foi “o culminar” de várias lutas do povo das ilhas.

Jorge Santos apelou à união e ao diálogo, a favor do país, e alertou para a necessidade de estarmos vigilantes às ameaças que colocam em causa os direitos adquiridos.

“A consolidação da nossa democracia exige que não estejamos sempre centrados na conflitualidade política, em torno, muitas vezes, de questões acessórias e artificiais. A moderação constitui uma condição essencial da liberdade e da democracia”, acrescenta.

O chefe da casa parlamentar aponta para a necessidade do reforço dos mecanismos institucionais e legais que favoreçam uma maior participação dos cabo-verdianos nos processos políticos.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,13 jan 2021 16:13

Editado pormaria Fortes  em  12 out 2021 23:21