Jorge Carlos Fonseca participa na Cimeira Extraordinária da CEDEAO por vídeo-conferência

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,2 fev 2021 7:24

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, participa terça-feira, por videoconferência, na Cimeira extraordinária da CEDEAO, tendo na agenda a situação no Mali e a eleição do presidente da Comissão da União Africana.

De acordo com uma comunicação da Presidência da República, a delegação cabo-verdiana, além do chefe de Estado vai integrar o ministro dos Negócios Estrangeiros e ministro adjunto do primeiro-ministro para a Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, o director-geral da Integração Regional, António Pedro Alves, e o coordenador da célula CEDEAO, João Almeida, além de conselheiros e assessores.

Na Cimeira extraordinária, realizada em Agosto do ano passado, os Chefes de Estado e do Governos da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) decidiram um período de transição de 12 meses para que Mali volte à normalidade constitucional.

Entretanto, um relatório da ONU divulgado em Janeiro deste ano, indicou que no decurso dos últimos três meses, “a situação em termos de segurança continuou a deteriorar-se”, em particular no centro. O mesmo documento adiantou também que no Norte, os grupos extremistas violentos permaneciam activos.

Por isso, nessa nova reunião a CEDEAO deverá reavaliar a situação para que a comunidade possa tomar um posicionamento.

Em relação à eleição na União Africana, os membros vão concertar o apoio regional à candidatura à presidência da comissão da União Africana.

Cabo Verde declarou em Dezembro o seu apoio à candidatura do Chade, liderada pelo ministro Abdoulaye Bathily.

Na corrida estão ainda as candidaturas de Pelonomi Venson-Moitoi (Botswana), Agapito Mba Mokuy (Guiné Equatorial), Fowsiyo Yusuf Haji Adan (Somália), Amina Mohammed (Quénia) e de Moussa Faki Mahamat (Chade).

A abertura da cimeira está marcada para às 13:00 de Cabo Verde. No final, o chefe de Estado cabo-verdiano apresentará os resultados do encontro à imprensa nacional.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,2 fev 2021 7:24

Editado porAndre Amaral  em  31 out 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.