O anúncio foi feito ao fim da tarde desta segunda-feira por Rui Semedo, líder cessante da bancada parlamentar do PAICV, após a primeira reunião do grupo parlamentar em que participaram todos os deputados do maior partido da oposição - 29 de forma presencial e um virtualmente - e em que se discutia a liderança da bancada parlamentar.
João Baptista Pereira foi eleito, sendo escolhidos como vice-presidentes os deputados Démis Almeida, Josina Freitas, António Fernandes e Carla Lima.
Outro ponto na agenda desta primeira reunião do grupo parlamentar do PAICV era a decisão de qual candidatura a Presidente da Assembleia Nacional o partido vai apoiar. Rui Semedo indicou que o seu partido vai apoiar Austelino Correia, "caso este mantenha a sua candidatura".
Fica assim posta de parte a possibilidade de o maior partido da oposição apoiar a candidatura de Jorge Santos que já tem o apoio do MpD. Rui Semedo justificou esta decisão com o facto de o partido não se identificar com a forma como Jorge Santos conduziu os trabalhos durante o último mandato.
"O grupo não teve consenso para apoiar a candidatura à presidência do deputado Jorge Santos", explicou Rui Semedo e, por isso, o partido vai apoiar a candidatura de Austelino Correia, também deputado do MpD. A decisão de não apoiar Jorge Santos foi tomada pela maioria dos deputados do PAICV, acrescentou.
Assim, como referido, "o PAICV decidiu apoiar a candidatura do deputado Austelino Correia se ele continuar disponível para se candidatar". Rui Semedo admitiu ainda que esta decisão está em linha com a retirada de confiança política a Jorge Santos durante o último mandato. "O não apoio a Jorge Santos é fruto de um conjunto de actos e acções que foram considerados como não sendo benéficos ao exercício da função de Presidente da Assembleia Nacional", especificou.
Eva Ortet foi indicada, pelo PAICV, como segunda vice-presidente da Assembleia Nacional e para secretário da mesa foi indicado o deputado Julião Varela.