Esta manhã, em conferência de imprensa de balanço das jornadas parlamentares, o líder parlamentar do PAICV, João Baptista Pereira, disse que o dossier dos transportes marítimos continua sem uma solução.
"Para os cabo-verdianos, já não é possível esperar mais. A situação dos transportes inter-ilhas carece de uma solução imediata e urgente. Precisamos de perceber efectivamente a quanto andam essas negociações, para quando o país poderá ter essas conclusões e, acima de tudo, nós gostaríamos que o governo fosse mais transparente e pudesse partilhar com os cabo-verdianos as soluções que está a negociar para os transportes em Cabo Verde", frisa.
No que diz respeito ao debate com a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, João Baptista Pereira revela que o partido quer saber para quando o início da implementação do projecto do Hospital Central de Cabo Verde.
"O problema grave das evacuações a nível nacional, por causa dos transportes que nós não temos, e as evacuações internacionais que são elevadas. Vamos perguntar ao governo para quando o início da implementação do projecto do hospital de Cabo Verde, que foi anunciado em Março de 2021, com um orçamento de 7,22 milhões de euros, com o objectivo, justamente, de reduzir as evacuações, de podermos ter capacidade no país para tratamento dos cabo-verdianos e, com isso, reduzir as evacuações, reduzir o sofrimento do cabo-verdiano que é evacuado internamente e também para o exterior", avança.
O PAICV também quer conhecer as estratégias do governo relativas ao aumento de incidência de doenças não transmissíveis.