Cabo Verde venceu muitos desafios e pode dar salto qualitativo nas próximas décadas, afirma líder parlamentar do PAICV

PorExpresso das Ilhas,5 jul 2025 13:20

O líder parlamentar do PAICV considerou hoje que Cabo Verde venceu muitos desafios e manifestou confiança de que nas próximas décadas poderá dar um salto qualitativo significativo.

“Hoje, passados 50 anos da proclamação da nossa independência nacional, podemos afirmar com legítimo orgulho que vencemos muitos desses desafios. Cabo Verde é hoje reconhecido como um país democrático, estável e comprometido com o progresso humano”, afirmou o dirigente, durante a sessão solene dos 50 anos da independência realizada na Assembleia Nacional.

Para João Batista Pereira, a história do país nas últimas cinco décadas comprova que apesar das limitações, Cabo Verde foi capaz de transformar esperança em conquistas e sonhos em realidades palpáveis.

O líder parlamentar salientou que a paz, a coesão social e a estabilidade política têm sido os “pilares inabaláveis” do percurso cabo-verdiano e sustentam os avanços já registados, bem como os que ainda estão por concretizar.

“Estes três pilares são, quanto a nós, o fundamento indispensável do progresso, sobretudo em nações pequenas, com território disperso e vulneráveis às mudanças climáticas, como é o caso de Cabo Verde”, disse.

Referindo-se ao legado das gerações anteriores, João Batista Pereira lembrou que a independência nacional foi o culminar de uma longa luta por justiça e dignidade e que hoje é tempo de olhar para o futuro com ambição.

“Confiamos que Cabo Verde tem tudo para dar um salto qualitativo nas próximas décadas”, declarou, acrescentando que “esse salto exige que a nova geração, cada vez mais informada e exigente, olhe para o presente com os olhos dos combatentes da independência”, discursou.

Para o deputado, a juventude cabo-verdiana tem um papel decisivo na construção de um país mais desenvolvido, próspero e justo.

“Só assim poderá ser ambiciosa, solidária e determinada na tarefa histórica de construir um Cabo Verde verdadeiramente desenvolvido”, apontou.

Na mesma intervenção, sublinhou ainda os avanços registados desde 1975, nomeadamente a subida da esperança média de vida de 57 para 75 anos, a redução da taxa de mortalidade infantil de 150 para menos de 15 por mil nados-vivos e o aumento da taxa de literacia entre os jovens para 99%. O PIB per capita, por sua vez, multiplicou-se por mais de 20, atingindo os 5.500 dólares.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,5 jul 2025 13:20

Editado porSheilla Ribeiro  em  6 jul 2025 6:19

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.