Artigos sobre Bios.cv
Mais de 20 baleias-pilotos morrem ao dar à costa na Boa Vista
Mais de duas dezenas de baleias-piloto morreram este domingo, 21, após terem dado à costa na Baía de Sal-Rei, perto do hotel Riu Palace.
Fragata - História de uma extinção anunciada (e outras em risco de acontecer)
Há cerca de cinco anos que não se vêem Fragatas (Rabil) de Cabo Verde. Os últimos exemplares conhecidos eram duas fêmeas, o que impossibilitava a reprodução, e, portanto, a espécie fora já por alguns apelidada de “fóssil vivo” no arquipélago. Agora, falta só a oficialização da sua extinção a que se soma e o potencial desaparecimento de várias outras aves, várias delas endémicas, numa perda para o país e para o Mundo. “Há uma extinção em silêncio de algumas espécies”, alerta Samir Martins, da BIOS.CV.
Nasceram 114 000 tartarugas-comuns no Sal e Boa Vista
A ilha do Sal registou quase 40 000 nascimentos, enquanto na Ilha da Boa Vista ocorreram mais de 76 000. A tartaruga-comum ou Caretta Caretta está internacionalmente classificada como vulnerável e apresenta uma alta probabilidade de se tornar numa espécie em perigo de extinção.
Turismo pode salvar espécies da extinção
Tubarões e baleias são espécies que têm tido destinos bem diferentes em Cabo Verde. As baleias, que começaram por ser caçadas no arquipélago e foram mesmo uma das bases da fundação da comunidade cabo-verdiana nos EUA, são hoje um produto de atracção turística. Já os tubarões continuam a ser pescados nas águas nacionais e há mesmo espécies que “nem os pescadores mais antigos se recordam de ver”.
Ambientalistas pedem área protegida para reprodução da baleia-de-bossa ao largo da Boa Vista
Os ambientalistas da organização não governamental Bios.CV defendem a criação de uma área protegida na baía de Sal Rei, ilha da Boa Vista, para salvaguardar a população de baleia-de-bossa que se reproduz naquelas águas.
Mais de 5.700 ninhos de tartarugas em cinco quilómetros de praia na ilha da Boa Vista
Em apenas cinco quilómetros de praia da ilha da Boa Vista foram detectados, em pouco mais de um mês da época de desova, 5.730 ninhos de tartarugas, anunciou a organização não-governamental Bios.cv.
mais