Artigos sobre Lantuna
Temporada positiva para as tartarugas em Cabo Verde, mas organizações lançam alertas
Associações que protegem as tartarugas em Cabo Verde fizeram hoje um balanço positivo da temporada de nidificação deste ano, com um aumento dos ninhos, mas continuam a alertar para a pressão sobre a espécie e "turismo descontrolado" nas praias.
Murais sobre o ambiente colocaram localidade à boca do mar, na boca do mundo
Há cerca de três anos, murais sobre o ambiente espalhados por Porto Mosquito ajudaram a dar visibilidade a esta comunidade piscatória, suas gentes e seus problemas. Esta iniciativa da ONG Lantuna, tornou a localidade mais atractiva, não apenas para os turistas, mas também para os próprios habitantes, que se orgulham das transformações nas suas casas e ruas. Porém, o objectivo principal, de divulgar os recursos naturais do Parque Natural da Baía do Inferno e do Monte Angra e sensibilizar para a sua conservação, foi apenas parcialmente conseguido. Persistem desafios na mudança dos comportamentos de pescadores, especialmente no que diz respeito à captura de espécies protegidas. “É preciso mais sensibilização, mais investimento”, diz a ONG. Mas uma coisa é certa, mesmo não mudando comportamentos enraizados, os murais servem como um lembrete constante do potencial da comunidade e da importância de proteger o seu ambiente único.
Edição 1171
Destaque de manchete para a reportagem sobre Porto Mosquito.
Fragata - História de uma extinção anunciada (e outras em risco de acontecer)
Há cerca de cinco anos que não se vêem Fragatas (Rabil) de Cabo Verde. Os últimos exemplares conhecidos eram duas fêmeas, o que impossibilitava a reprodução, e, portanto, a espécie fora já por alguns apelidada de “fóssil vivo” no arquipélago. Agora, falta só a oficialização da sua extinção a que se soma e o potencial desaparecimento de várias outras aves, várias delas endémicas, numa perda para o país e para o Mundo. “Há uma extinção em silêncio de algumas espécies”, alerta Samir Martins, da BIOS.CV.
Lantuna pede envolvimento dos decisores políticos na gestão eficaz do Parque Natural da Baía do Inferno e Monte Angra
A Organização Não-Governamental (ONG) Lantuna pediu hoje o envolvimento dos decisores políticos e outras entidades na gestão eficaz do Parque Natural da Baía do Inferno e Monte Angra (PNBIMA) reconhecendo, no entanto, o apoio do Governo neste sentido.
Preservação das tartarugas em Santiago é “crítica” e é preciso mais fiscalização – ONG
A Organização Não-Governamental (ONG) Lantuna aponta que a preservação das tartarugas marinhas em Santiago é “crítica”, pedindo mais fiscalização e o envolvimento das comunidades na defesa da espécie, tal como acontece noutras ilhas de Cabo Verde.
mais