Artigos sobre Dia Nacional do Batuco
Responsáveis reconhecem patamar elevado a que o batuco chegou, mas reclamam falta de verbas
O presidente da Fundação Batuco, Bob Mascarenhas, e a batucadeira do grupo Mondon, Ivone Martins, reconheceram que o batuco hoje, está num patamar muito alto, mas reclamaram a falta de apoio financeiro e o valor que realmente merece.
Precisamos valorizar mais o batuco, diz ex-deputado José Soares
31 de Julho é o Dia Nacional do Batuco. O batuco é um género musical cabo-verdiano, tradicionalmente executado por mulheres, que se baseia na percussão, no canto e na dança. A data foi instituída no ano passado (2021), numa sessão parlamentar legislativa em que a proposta de lei foi aprovada por unanimidade pelos deputados. Este ano é o primeiro aniversário da sua instituição e o Expresso das Ilhas aproveitou para conversar com José Soares, o ex-deputado que levou a proposta de lei que institui o Dia Nacional do Batuco.
Sugestões para fim-de-semana
Chega mais um fim-de-semana, e para isso temos algumas sugestões. No âmbito do Dia Nacional do Batuco, o Parque 5 de Julho, na cidade da Praia acolhe este sábado e domingo, o Festival Nacional do Batuku, que contará com actividades como workshop de música e técnicas de palco. A Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago (CMT), através do Pelouro de Turismo, Projectos,Cooperação e Comunidade promove este domingo, a II edição do Festival de Batuque e Finason, em comemoração ao Dia Nacional do Batuque, celebrado no dia 31 de Julho, em homenagem a Maninha Borsi.
Dia Nacional do Batuco celebrado pela primeira vez
O Dia Nacional do Batuco será comemorado este ano, pela primeira vez, no dia 31 de Julho. Devido à pandemia da COVID-19 a celebração não será rija, mas haverá algumas actividades para marcar a data.
Edição 1026
Na semana em que se debate o Estado da Nação a manchete desta semana do Expresso das Ilhas é feita com a entrevista ao Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
mais