Artigos sobre Nha Nácia Gomi

31.ª Edição do Festival Areia Grande homenageia centenário de Nha Nácia Gomi
A 31.ª edição do Festival de Areia Grande, que decorre esta sexta-feira e sábado, 25 e 26 de julho, no município de Santa Cruz, será marcada por uma homenagem no âmbito do centenário de Nha Nácia Gomi. Serão dois dias de muita música, dança e animação.

Autarquia de Santa Cruz vai erguer museu na casa de Nha Nácia Gomi para valorizar cultura cabo-verdiana
A Câmara Municipal de Santa Cruz anunciou que irá construir um museu em homenagem a Nha Nácia Gomi, ícone do batuco e do finason, no centenário do seu aniversário, celebrado na sexta-feira, 18, em Achada Fátima, local onde viveu a artista.

Dia Nacional do Batuco celebrado pela primeira vez
O Dia Nacional do Batuco será comemorado este ano, pela primeira vez, no dia 31 de Julho. Devido à pandemia da COVID-19 a celebração não será rija, mas haverá algumas actividades para marcar a data.

Rainha do Finason faria 93 anos a 18 de Julho
Quando morreu, há sete anos, a bandeira esteve a meia-haste. O Governo decretou luto nacional pela cantadeira de Santa Cruz. Coroada pelo povo Rainha di Finason, Nha Nácia Gomi (Maria Inácia Gomes Correia) é também referida como guardiã da tradição, fonte de sabedoria popular e mestre do improviso. Foi a 18 de Julho de 1925 que nasceu, em Ribeira de Principal (na altura Concelho de Tarrafal, hoje São Miguel) a mulher que, já idosa, viria a entoar o finason e a fazer ouvir batuco nos palcos do mundo.

Destaques da edição 868 – 18 de Julho
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à Cimeira da CPLP que decorre no Sal e onde estão presentes representantes de todos os países da comunidade lusófona.
mais