Artigos sobre Porto Memória
Conhecimento e Emoções
Neste momento brilhante que é a chegada do livro Porto Memória ao públicoreservei os primeiros minutos, com a autorização do autor da obra, Professor Manuel Brito-Semedo, para em meu nome pessoal, cumprimentar a editora deste livro, a Rosa de Porcelana Editora e os queridos editores Dr. Filinto Silva e Professora Márcia Souto, em primeiro lugar – pelas pessoas que são – e, depois, pelo seu desempenho que desde o primeiro lançamento vem ganhando o reconhecimento de todos, seja na aposta na valorização do produto-livro, ou na abrangência das opções de escrita, também no compromisso exigente com o sector editorial, no dinamismo oportuno que imprimem aos vários atos literários e culturais, entre outros.
Nova obra de Brito-Semedo invoca figuras das letras cabo-verdianas
O livro “Porto Memória”, de Manuel Brito-Semedo, será apresentado esta sexta-feira. 25 crónicas que falam de escritores, sugerem livros e pistas de leitura.
Porto Memória: Orlanda Amarílis, A Menina da Certeza
“Nha Claridade só gostava dos filhos-machos. Não queria saber das filhas-fêmeas” – Orlanda Amarílis
Porto Memória: Os Seiscentistas
Com o Falucho ancorado na baía baloiçando, baloiçando…, o marinheiro-cronista desembarca no “Porto Memória”. Esta é uma nova coluna quando surge a consciência nacional de que é preciso promover o livro e estimular e criar o gosto pela leitura, com projectos de dinamização de Bibliotecas Escolares, criação de uma Rede de Bibliotecas Municipais e elaboração de Planos Municipais de Leitura e Plano Nacional de Leitura. “Porto Memória” vai ser um espaço onde se irá evocar figuras das letras cabo-verdianas, apresentar e sugerir livros e lançar pistas de leitura. Depois do navegar é preciso, recordar é preciso e ler é preciso!
mais