Artigos de Lígia Fonseca no nosso arquivo
Primeira Dama da República, uma função sem Estatuto
Um dia, quando o meu marido exercia as funções de Presidente da República, um jornalista aborda-me à entrada de um evento e pergunta-me se eu me considerava legítima representante das mulheres cabo-verdianas. A pergunta não era inocente, eu sabia. Lembro-me de olhar para o jornalista, com toda a simpatia e um sorriso e expliquei-lhe que para se representar alguém é necessário ser mandatada para o efeito.
O Ser acomodável
Mariupol, Odessa, Zelensky, neve, crianças, bombas, mísseis, Rússia, Putin, URSS, destruição, parlamentos unidos na aclamação da intervenção vídeo, gestos de coragem individual surpreendentes, tudo isto é um pouco do que assistimos sentados no conforto das nossas casas, enquanto simultaneamente deslizamos o olhar pelas redes sociais e pelos debates sobre esta guerra e suas causas, justificações e compreensões, comparações com outras guerras que aparentemente não nos incomodam tanto apesar de estarem geograficamente mais próximas, todos opinando, com direito inalienável de declarar a sua sentença.
Obrigada, Filha.
No dia 9 de Setembro de 2011, Jorge Carlos Fonseca tomava posse como Presidente da República de Cabo Verde para um mandato de cinco anos que foi renovado pelo voto popular por mais cinco e que termia no dia 9 de Novembro 2021, com a tomada de posse do 5º Presidente da República.
De 17 para 27. Nada mau, mas podemos melhorar!
Com a publicação pela CNE do Edital dos Resultados Finais das Legislativas de 18 de Abril último e a Lista dos candidatos eleitos, podemos começar a analisar esses resultados na perspetiva do princípio de representação igual de homens e mulheres no nosso próximo parlamento.
mais