Segundo a resolução publicada no Boletim Oficial, esta é a terceira garantia soberana emitida pelo Estado no âmbito do contrato de locação operacional da aeronave, agora gerido pela entidade Altitude II Aircraft Seven DAC, após a cessão contratual da Boeing Capital Corporation (BCC).
A garantia, na forma de aval emitido pela Direcção-Geral do Tesouro, é válida por um período de 12 meses, compreendido entre 14 de Julho de 2025 e 13 de Julho de 2026, no valor de 5.250.780 dólares americanos.
Esta decisão insere-se no quadro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável II (PEDS II), que identifica a conectividade aérea como um vetor estratégico para o crescimento económico do país, com impacto direto nos setores do turismo, comércio e mobilidade, segundo justificou o Governo.
A aeronave em questão foi adquirida em regime de leasing operacional ao abrigo do “Interim Business Plan” da companhia, aprovado em 2023, que prevê a recuperação da transportadora através da mobilização de activos operacionais.