Governo redefine modelo de gestão da rede backbone

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,9 fev 2018 12:46

Elísio Freire
Elísio Freire (Rádio Morabeza)

O Governo vai fazer a separação funcional entre a Cabo Verde Telecom e a gestão de rede backone e iniciar o processo de renovação do contrato de concessão com a CVT.

A decisão foi tomada esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, e explicada hoje, pelo ministro da presidência, Elísio Freire.

“Ou seja, criar uma separação entre aquilo que é um negocio grossista e o negocio a retalho, que será naturalmente feito pela Cabo Verde Telecom e as outras empresas que estão no sector de telecomunicações”, explica. 

A definição do modelo de gestão da rede backbone tem por objectivo aumentar a taxa de penetração da banda larga, melhorar os serviços de telecomunicações e alavancar a economia, conforme diz Fernando Elísio Freire

“O que melhor permitirá ao nosso país aumentar e democratizar o acesso às telecomunicações, promover a sua economia digital, internacionalizar-se e reforçar-se a regulação. Este quadro exige uma regulação muito mais consistente, exige uma regulação muito forte e o Governo toma esta decisão pensando essencialmente nos interesses de Cabo Verde e na promoção de Cabo Verde como um plataforma digital”, sublinha.

Backbone ("espinha dorsal", numa tradução literal, ou "rede de transporte", em português) é a rede principal por onde os dados dos clientes da Internet circulam.

O backbone é o responsável pela circulação de dados entre diferentes pontos, dentro ou fora de um país.  Ao enviar um email, por exemplo, o usuário envia dados de uma rede local para o backbone, que depois encaminha a outra rede local, até que a mensagem chegue ao destino. O mesmo acontece quando acede a um site. Ou seja,  o tráfego passa necessariamente pelo backbone, antes de chegar à rede local.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,9 fev 2018 12:46

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 jan 2019 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.