Olavo Correia falava à Rádio de Cabo Verde, em Tarrafal de São Nicolau, após apresentar o Plano Estratégico Desenvolvimento Sustentável (PEDS) de Cabo Verde, previsto para o horizonte 2017-2021.
Para o governante, São Nicolau tem potencialidades a nível da pesca, agro-indústria, cultura, desenvolvimento empresarial e indústria e, por isso, o Governo tem que trabalhar para garantir a mobilidade.
“A questão do acesso e acessibilidade é essencial para São Nicolau, para ligarmos a ilha às demais ilhas, mas também para ligarmos o país com o mundo e, desta forma, podermos ter um mercado muito maior”, sustentou.
No que se refere ao PEDS, o número dois do Governo disse que se trata de um “importante instrumento de governação” que tem por objectivo colocar Cabo Verde num outro patamar de desenvolvimento.
“Temos de criar as condições para que este desenvolvimento seja inclusivo, envolvendo todas as ilhas do país, mas também, para que possamos duplicar o rendimento per-capita numa década, com impacto directo na vida das pessoas”, defendeu.
Para que este desenvolvimento seja efectivado, sublinhou o governante, é preciso ter lideranças centrais e locais fortes e “um grande envolvimento” da sociedade civil.
Durante a visita de três dias a São Nicolau, Olavo Correia também inaugurou algumas obras de reabilitação e requalificação urbana.