Fidel Cardoso de Pina diz que não acredita nas medidas propostas no documento.
“O Orçamento de Estado para 2019 não responde às aspirações da juventude. O desemprego é o maior problema da nossa juventude. Não há respostas do governo, neste orçamento, para resolver o problema. Apesar de mais de 50% da população ser jovem, de uma forma global, os jovens não estão no centro das atenções e das politicas públicas para o desenvolvimento social, económico, familiar e cultural do pais. Por outro lado, a juventude do PAICV, Não acredita que o incentivo ao empreendedorismo juvenil deva ser basicamente através de medidas fiscais, como consta no orçamento”, explica.
Fidel Cardoso de Pina diz que este orçamento não traz oportunidades de acesso à formação, realçando que o governo tem de criar condições para que todos os jovens tenham oportunidade de estudar.
“Temos actualmente várias universidades e escolas profissionais no país, mas muitas famílias não conseguem pagar para os filhos estudarem. Pergunto: qual a culpa destas famílias? Estes jovens destas famílias devem ficar marginalizados e sem oportunidade para estudar? A resposta é não! O governo tem de criar condições para que os jovens cabo-verdianos tenham oportunidade de estudar”, conclui.
O Presidente da JPAI avança que uma das medidas que o Governo deve tomar é garantir concursos públicos em condições de igualdade para todos e que o acesso aos cargos superiores na administração publica seja transparente e por mérito.
A conferência de imprensa do líder da juventude do PAICV aconteceu no dia em que se iniciou a segunda sessão plenária de Novembro. Amanhã, os deputados discutem, no Parlamento, o Orçamento de Estado para o próximo ano.