"Orçamento para 2019 não responde às aspirações da juventude" - JPAI

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,28 nov 2018 14:20

1

Presidente da JPAI, Fidel Cardoso De Pina
Presidente da JPAI, Fidel Cardoso De Pina(Rádio Morabeza)

O Orçamento de Estado para 2019 não responde às aspirações da juventude. A afirmação é do presidente da JPAI, esta manhã, em conferência de imprensa, na cidade da Praia.

Fidel Cardoso de Pina diz que não acredita nas medidas propostas no documento.

“O Orçamento de Estado para 2019 não responde às aspirações da juventude. O desemprego é o maior problema da nossa juventude. Não há respostas do governo, neste orçamento, para resolver o problema. Apesar de mais de 50% da população ser jovem, de uma forma global, os jovens não estão no centro das atenções e das politicas públicas para o desenvolvimento social, económico, familiar e cultural do pais. Por outro lado, a juventude do PAICV, Não acredita que o incentivo ao empreendedorismo juvenil deva ser basicamente através de medidas fiscais, como consta no orçamento”, explica.

Fidel Cardoso de Pina diz que este orçamento não traz oportunidades de acesso à formação, realçando que o governo tem de criar condições para que todos os jovens tenham oportunidade de estudar.

“Temos actualmente várias universidades e escolas profissionais no país, mas muitas famílias não conseguem pagar para os filhos estudarem. Pergunto: qual a culpa destas famílias? Estes jovens destas famílias devem ficar marginalizados e sem oportunidade para estudar? A resposta é não! O governo tem de criar condições para que os jovens cabo-verdianos tenham oportunidade de estudar”, conclui.

O Presidente da JPAI avança que uma das medidas que o Governo deve tomar é garantir concursos públicos em condições de igualdade para todos e que o acesso aos cargos superiores na administração publica seja transparente e por mérito.

A conferência de imprensa do líder da juventude do PAICV aconteceu no dia em que se iniciou a segunda sessão plenária de Novembro. Amanhã, os deputados discutem, no Parlamento, o Orçamento de Estado para o próximo ano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,28 nov 2018 14:20

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 ago 2019 23:22

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.