​Estudos sobre privatização da Emprofac estão em curso - Governo

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,9 dez 2021 11:41

Estão em curso os estudos sobre a privatização da Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, para definir os modelos possíveis para a operação. A garantia foi dada hoje, pelo Governo, no segundo dia da discussão e aprovação, na especialidade, do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Olavo Correia respondia aos deputados do PAICV sobre o processo de privatização da Emprofac.

“É óbvio que isto vai ser continuado. Faz parte do programa do Governo aprovado nesta casa parlamentar. Os estudos estão a ser feitos para se definir os modelos. Nós tivemos que suspender o processo por causa da pandemia da COVID-19, mas já estão a ser retomados”, garante.

“É uma empresa que tem passivos e activos. Tem um capital próprio positivo, tem uma situação patrimonial líquida positiva. Não estou a ver a necessidade de o Estado assumir qualquer passivo da empresa para privatizar. Mas são processos que estão a ser trabalhados, estudados e quando os estudos estiverem concluídos, o Governo analisará e em função das recomendações tomará a melhor decisão sobre o tema”, diz.

A privatização da Emprofac faz parte do programa de Governo. O processo ficou suspenso em 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Criada em 1979, a Emprofac é actualmente uma empresa de capitais públicos, garantindo a importação, armazenamento, comercialização e distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos a todas as farmácias, hospitais e outras estruturas de saúde de Cabo Verde.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,9 dez 2021 11:41

Editado porAndre Amaral  em  10 set 2022 23:28