UCID pede estratégia sustentável para reforço de efectivos da PN

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,9 jan 2024 14:59

A UCID alerta para a necessidade de uma estratégia sustentável para o reforço de efectivos da Polícia Nacional. Os democratas-cristãos recordam que há ilhas, como Santo Antão, onde a situação atinge níveis preocupantes.

Declarações feitas hoje, em conferência de imprensa realizada em São Vicente, pela deputada Zilda Oliveira, numa antevisão do debate parlamentar com o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

“Cientes dos investimentos já realizados, não podemos deixar de levar ao debate a questão da segurança aliada aos meios necessários para responder às situações de crise e criminalidade. No tocante aos recursos humanos, está em défice em diversas ilhas e concelhos, algumas em situação mais preocupante, como é o caso de Santo Antão. Iremos perguntar para quando a resolução definitiva desta situação”, assegura.

A questão dos meios é outra preocupação.

“No que concerne aos meios de mobilidade, também há um défice de viaturas, quer em termos quantitativos, quer em termos qualitativos, ou seja, o estado de conservação, o que condiciona a capacidade de resposta da PN, com consequências a nível da produtividade e da eficácia. Dizer que em Junho de 2023, alegando a impreterível urgência, o governo autorizou um empréstimo no valor de 48 mil contos para aquisição de 15 viaturas, por ajuste directo. Perguntamos se já foram adquiridas e distribuídas”, questiona.

A UCID recorda que “sem meios adequados”, a Polícia Nacional não está em condições de cumprir o seu papel.

O debate com Paulo Rocha é um dos pontos em destaque na primeira sessão plenária do ano, que começa esta quarta-feira.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,9 jan 2024 14:59

Editado porAndre Amaral  em  29 abr 2024 23:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.