Declarações feitas hoje, em conferência de imprensa realizada em São Vicente, pela deputada Zilda Oliveira, numa antevisão do debate parlamentar com o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.
“Cientes dos investimentos já realizados, não podemos deixar de levar ao debate a questão da segurança aliada aos meios necessários para responder às situações de crise e criminalidade. No tocante aos recursos humanos, está em défice em diversas ilhas e concelhos, algumas em situação mais preocupante, como é o caso de Santo Antão. Iremos perguntar para quando a resolução definitiva desta situação”, assegura.
A questão dos meios é outra preocupação.
“No que concerne aos meios de mobilidade, também há um défice de viaturas, quer em termos quantitativos, quer em termos qualitativos, ou seja, o estado de conservação, o que condiciona a capacidade de resposta da PN, com consequências a nível da produtividade e da eficácia. Dizer que em Junho de 2023, alegando a impreterível urgência, o governo autorizou um empréstimo no valor de 48 mil contos para aquisição de 15 viaturas, por ajuste directo. Perguntamos se já foram adquiridas e distribuídas”, questiona.
A UCID recorda que “sem meios adequados”, a Polícia Nacional não está em condições de cumprir o seu papel.
O debate com Paulo Rocha é um dos pontos em destaque na primeira sessão plenária do ano, que começa esta quarta-feira.