Posições expressas na noite desta segunda-feira, durante o “Plenário”, o programa de debate político da Rádio Morabeza. Do lado do MpD, o deputado João Gomes fala de uma “grande obra” para São Vicente, mas alerta que os objectivos só serão alcançados se a ilha souber tirar verdadeiro proveito do novo terminal.
“A grande preocupação do governo do MpD foi, através de políticas públicas de investimento, fazer de São Vicente um destino turístico. O que é que São Vicente tem para oferecer? Tem para oferecer algo que é diferente, que as outras ilhas não têm. Esse saber receber é importante e temos que passar a investir na nossa educação, a preparar a nossa população para o saber receber bem o turista, porque um dos objectivos vai ser, com certeza absoluta, o passageiro que chega, conhece uma ilha pequenina, mas bem organizada, e aqui a Câmara Municipal tem um papel fundamental a desenvolver”, refere.
A UCID também acredita que a infra-estrutura poderá trazer ganhos relevantes para São Vicente e ajudar na criação de riqueza no país. Entre as medidas sugeridas pelo deputado António Monteiro estão a promoção do terminal em fóruns internacionais de cruzeiros, a capacitação dos quadros locais para responder aos novos desafios, o reforço da oferta cultural com foco na qualidade, a dinamização do comércio local para o tornar mais apelativo aos visitantes e a preparação da cidade em termos de segurança e sustentabilidade ambiental.
“A Câmara Municipal deve fazer um trabalho no sentido de melhorarmos consideravelmente o aspecto da cidade, darmos outro brilho à própria cidade, para que tenhamos uma cidade aconchegante, uma cidade que possa deixar na alma dos turistas uma imagem gratificante. Portanto, há aqui todo um trabalho que deve ser feito para podermos potencializar a projecção dessa infra-estrutura no mercado internacional do turismo de cruzeiros, que pode ser uma mais-valia para a Ilha de São Vicente”, entende.
Num debate em que o PAICV não enviou representante, o MpD e a UCID alertaram para a necessidade de potenciar o Terminal de Cruzeiros do Mindelo, inaugurado a 21 de Junho, e garantir que a ilha esteja pronta para aproveitar ao máximo o fluxo de visitantes.