Falta de ética, diz oposição. Tudo normal, responde maioria

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,26 fev 2018 14:13

O PAICV acusa o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, de atitude anti-ética e falta de transparência no caso do aumento dos direitos de importação de lacticínios e sumos de fruta.

Através do deputado Nuías Silva, o maior partido da oposição fala de alegadas ligações do governante à Tecnicil, empresa que iniciou este ano a produção de lacticínios. As declarações foram proferidas hoje, no arranque da sessão parlamentar de Fevereiro.

“Perante tudo aquilo que veio ao público, inclusive com uma investigação a decorrer no Ministério Público sobre a transparência desta medida e das eventuais ligações do vice-presidente do MpD e vice-primeiro-ministro à empresa beneficiária que, segundo dizem, é accionista da empresa, nós temos que ser sinceros com os cabo-verdianos. Não é ético e nós temos todos que demarcar de toda e qualquer medida que não seja transparente”, considera.

Segundo informações avançadas na semana passada pelo Jornal A Nação, o Ministério Público estará a investigar o suposto favorecimento do governo à Tecnicil Índústria. A UCID, pela voz do deputado, João Santos Luís, diz que caso seja provado que o ministro tomou a medida para favorecer a empresa em causa, o partido vai pedir a demissão de Olavo Correia.

“Em países sérios, em que têm existido coisas do tipo, os ministros caem logo. De forma que, se houver essa interferência, nós não temos dúvidas que o próprio ministro [Olavo Correia] pedirá a sua demissão”, entende.

O MpD, através do parlamentar Miguel Monteiro, lembra que a proposta que aumenta os direitos de importação para lacticínios e sumos de fruta foi apresentada pela Câmara de Comércio do Sotavento, aprovada em Conselho de Ministros e votada favoravelmente no Parlamento pelos dois maiores partidos.

“Relativamente ao preço, os dados que nós temos demonstram que não houve aumento. A qualidade, foi Janira Hopffer Almada que disse que é certificado internacionalmente, a garantia de fornecimento de produtos em todo o país está garantida”, acrescenta.

Ministro de Estado e da Presidência reafirma confiança no número dois

O Governo, através do Ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, reafirma a confiança no vice-primeiro-ministro, Olavo Correia. O governante fala em calúnia com objectivos partidários.

“Eu sei que não será nem necessário isso, mas para dizer que o Governo tem total confiança no vice-primeiro-ministro. O Dr. Olavo Correia está a fazer um trabalho extraordinário e é por isso mesmo que está a ser alvo de ataques deste tipo”, entende.

Olavo Correia disse, na semana passada,que “agradece” a investigação do Ministério Público sobre o alegado favorecimento daTecnicil Indústria, na sequência do aumento dos direitos de importação para lacticínios e sumos de fruta.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,26 fev 2018 14:13

Editado porFretson Rocha  em  23 jan 2019 3:22