Declaração feita durante a abertura do debate “Políticas Públicas dirigidas à Mulher Cabo-verdiana”.
O investimento será feito através do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER), visando beneficiar famílias, muitas delas chefiadas por mulheres.
Paralelamente, o chefe do Governo salientou os esforços para melhorar o acesso à água canalizada, especialmente nas zonas rurais.
“Milhares de mulheres, principalmente das zonas locais, passaram a ter acesso à água canalizada em casa, deixando de procurar longas distâncias para obter água e assim se libertarem para outras tarefas", referiu.
Considerando as dificuldades acrescidas nas zonas rurais, onde os efeitos prolongados das secas destruíram empregos, o Governo prevê a criação de trabalhos públicos associados à ação climática e ambiental, com forte incidência na população feminina.
“Vamos continuar a implementar medidas que promovam a transição para a economia formal, garantindo acesso à segurança social e um maior empoderamento económico e social das mulheres”, complementou.
Refira-se que o POSER é um Programa de desenvolvimento rural do Governo, tutelado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), para a promoção das oportunidades de emprego e rendimento para a população rural mais vulnerável, visando o desenvolvimento integrado de Cabo Verde.
É financiado pelo Governo, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Fundo Fiduciário Espanhol (FFE).