O governo, através da ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, disse que Papa Francisco é uma das mais marcantes e respeitadas figuras da actualidade.
“O Governo manifesta com profundo pesar o falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, uma das mais marcantes e respeitadas figuras do nosso tempo. Ao longo da sua vida e pontificado, o Papa Francisco foi para os cristãos de todo o mundo um símbolo de fé, humildade e compromisso com os valores universais da paz, da tolerância e da justiça social”, declarou.
A ministra lembrou ainda o papel reformador do Papa, que procurou aproximar a Igreja dos fiéis.
“Foi um Papa que se fez ouvir pelos seus gestos e silêncios, pela sua compaixão e firmeza, pela sua proximidade com os jovens e com os marginalizados. Assumiu com notável coerência a humildade, a misericórdia e o diálogo entre culturas e religiões, tornando-se um verdadeiro mensageiro da paz num mundo tantas vezes dividido”, disse.
Por sua vez, o deputado do PAICV, Démis Lobo Almeida, sublinhou o carácter humanista do Papa Francisco.
“Colocou à frente das suas acções a defesa intransigente da dignidade da pessoa humana, a defesa da igualdade de todos, como de inclusão, e o combate a todas as formas de discriminação”, discursou.
Para o deputado, o Papa foi também um defensor de causas globais. “Enquanto chefe de Estado, dirigiu uma diplomacia voltada para a paz, a concórdia entre os povos e a defesa da nossa casa comum. Foi um grande amigo de Cabo Verde, ao criar o nosso primeiro cardeal e reconhecer quase 500 anos da nossa diocese”, completou.
Dora Pires, deputada da UCID, enalteceu a universalidade da mensagem do Papa. “Visitou lugares esquecidos, levou a mensagem de paz, amor e solidariedade. Ficará para sempre marcada na nossa memória a sua afirmação de que não pode haver paz onde não há liberdade religiosa, de pensamento, de expressão”, salientou.
Segundo a deputada, o Papa Francisco marcou os católicos e todas as outras religiões pela sua forma de ser.
Já o líder parlamentar do MpD, Celso Ribeiro,classificou o Papa Francisco de um homem de fé inabalável, exemplo de humildade, simplicidade e amor ao próximo, que marcou profundamente a humanidade.
“Mostrou-nos o caminho do diálogo e da união. Inspirou-nos a caminhar juntos com a firme vontade de construir um mundo melhor para todos.” E concluiu com um desejo: “Que o seu legado de amor e solidariedade permaneça vivo em cada um de nós, guiando-nos na construção de um mundo mais humano”, pontuou.