Artigos sobre Tikai
Tikai, 30 anos a fazer teatro
Tikai de seu nome próprio, João Pereira, completa, este ano, 30 anos de carreira como actor. A sua carreira nesta área teve início no ano de 1994, no seu torrão natal, Santa Catarina de Santiago, e desde então nunca mais parou. João Pereira hoje é um homem de vários ofícios: actor, cantor, produtor e escritor.
Tikai apresenta filme “Boita e Raboita des Mundo” nos EUA e Portugal
Produção já tinha sido apresentada em Cabo Verde e agora o mais novo filme da Tikai Produções e Eventos “Boita e Raboita des Mundo” já chegou aos Estados Unidos da América.
A Arte que se faz por amor
O teatro em Cabo Verde está vivo e com uma dinâmica diferente do que tinha há alguns anos, com o surgimento de pessoas com licenciatura e mestrados na área. Têm surgido iniciativas que têm dado alguma visibilidade ao teatro, como é o caso do Festival Internacional do Teatro do Mindelo – Mindelact, que este ano completa 29 anos. A Companhia de Teatro Fladu Fla tem realizado o Festival de Teatro do Atlântico (TEARTI), que já vai na VI edição. Temos ainda Tikai, com mais de dez filmes gravados. Com a pandemia muitas actividades culturais tiveram que parar. Com a retoma, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas lançou o Edital de Fomento à Criação Artística Nacional para financiar projectos culturais, incluindo o teatro.
João Pereira, Tikai, um homem de vários ofícios
O actor João Pereira, mais conhecido por Tikai, descobriu desde muito cedo a sua paixão pelo teatro. Fez a sua primeira apresentação na sua terra natal, Assomada, e nunca mais parou. Hoje Tikai tem mais de dez filmes gravados. Depois de ter feito um nome na área de teatro, o actor resolveu entrar no mundo da música com a gravação de temas inspirados nos seus filmes. Além do teatro e da música, Tikai também está com o seu primeiro livro no mercado, que é o resumo de um dos seus filmes.
2019: Ano da consagração da morna a património da humanidade
O ano terminou com a boa notícia para a nação cabo-verdiana: a morna é elevada a património cultural da humanidade.
“Filho Pródigo” nos palcos da ilha de Santiago
A peça teatral do actor João Pereira (Tikai) “Filho Pródigo” estará, entre os meses de Dezembro e Janeiro, em digressão, ao vivo, pela ilha de Santiago. A peça foi anteriormente apresentada em formato de projecção de filme, em várias ilhas e no estrangeiro.
mais