Paulo Veiga, líder da bancada parlamentar do MpD, faz uma avaliação “definitivamente positiva” da actuação do governo.
João Baptista Pereira, líder parlamentar do maior partido da oposição traça um cenário negativo da governação do país e acusa o Primeiro-ministro de ser incapaz de introduzir ‘sangue novo’ na sua equipa.
Já João Santos Luís, presidente da UCID, defende que o ano parlamentar que agora termina devia ter sido mais produtivo e avalia negativamente a acção do governo. O executivo, diz João Santos Luís, deveria “fazer menos propaganda e esbanjamento de recursos em despesas fúteis”.
Destaque, também, para a entrevista com Herménio Fernandes, Presidente da Associação Nacional de Municípios Cabo-verdianos.
Desafiado a fazer um retrato do estado da nação, Herménio Fernandes reconhece que o país enfrenta desafios mas que também há “ganhos palpáveis”.
Escrevemos, também, sobre os 25 anos do Banco Interatlântico.
Um quarto de século depois da sua fundação, o Banco Interatlântico está focado em aumentar a sua base de clientes digitais activos e a preparar-se para o cenário pós-alienação do Banco Comercial do Atlântico (BCA).
Na reportagem desta semana olhamos para a subida de preços das bananas e procuramos explicações.
O concelho de Santa Cruz, conhecido pela abundante produção de bananas no país, enfrenta uma diminuição considerável na colheita. Em Ribeira dos Picos, o cenário de bananeiras a perder de vista deu lugar a várias áreas vazias, resultado da falta de chuvas e da invasão de água salobra nos terrenos, conforme relataram ao Expresso das Ilhas os produtores locais.
Na Cultura damos destaque ao novo álbum de Djodje que lançou, em Maio deste ano, o seu primeiro EP (Extended Play) intitulado “Elements”, formado por quatro temas que fazem parte da essência dos elementos fundamentais: Fogo, Ar, Terra e Água. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Djodje falou do seu primeiro EP e um pouco daquilo que tem sido a sua carreira artística. O cantor está por esses dias na Praia para gravar o próximo trabalho discográfico.
A ler, ainda, os artigos de opinião ‘Diplomacia e diplomatas - À volta da questão’, da autoria de José Luís Rocha, e ‘Jesus que dança’ escrito por Lígia Dias Fonseca.