UNTC-CS acusa churrasqueira e empresa de segurança privada de violarem direitos dos trabalhadores

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,5 ago 2020 14:09

Secretária Geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida
Secretária Geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida(Rádio Morabeza)

A UNTC-CS acusa as empresas Churrasqueira Dragoeiro e DB-Protect de estarem a violar a Constituição da República, a Convenção 87 da OIT, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Código Laboral.

A Secretária-Geral da central sindical, Joaquina Almeida, disse esta manhã que ambas as empresas praticam maus-tratos e tratamento humilhante aos trabalhadores, com ameaças verbais, de modo a criar situações de instabilidade psicológica.

“Praticam trabalhos que assemelham a trabalhos de escravo, permitindo que trabalhadores laborem cerca de 11horas diárias sem direito a horas extras. Ademais, ambas as Empresas driblam e fraudam o INPS", acusa.

A líder sindical denuncia que não inscrevem os trabalhadores na Previdência Social e aquando fazem declaram valores muito inferiores.

"Os trabalhadores dessas 2 Empresas não têm direito a feriados nacionais ou municipais; não têm condições de higiene, saúde e segurança no trabalho, nem direito a água potável”, aponta ainda.

Joaquina Almeida afirma que os trabalhadores dessas empresas não têm direito ao gozo de férias em tempo útil, quando requeridas, nem direito a subsídios por trabalho nocturno e turno.

“Os trabalhadores da Churrasqueira Dragoeiro trabalham de domingo a domingo sem direito ao descanso semanal. Já denunciamos e solicitamos intervenção tanto da IGT como da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania junto dessas Empresas antes que a situação atinja um patamar incontrolável”, adianta.

A secretária-geral da central sindical refere ainda que foram despedidos três trabalhadores da Churrasqueira Dragoeiro e 15 da empresa de vigilância Privada DB-Protect.

A Rádio Morabeza contactou o director-geral da empresa de vigilância privada, DB-Protect, Dennis Barros. Este não quis comentar as acusações da UNTC-CS.

Também contactámos o proprietário da Churrasqueira Dragoeiro, José Baptista, que remeteu uma reacção para mais tarde, por escrito.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,5 ago 2020 14:09

Editado porSara Almeida  em  20 mai 2021 23:21