​Cabo Verde recebe brevemente mais 80 mil vacinas AstraZeneca - MpD

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,25 mar 2021 15:57

Cabo Verde deve receber, brevemente, mais 80 mil doses da vacina da AstraZeneca contra covid-19. O anúncio foi feito hoje pelo Grupo Parlamentar do MpD.

A líder da bancada parlamentar da maioria, Joana Rosa, avançou a informação durante uma declaração política para destacar as medidas adoptadas pelo Governo para combater o novo coronavírus.

“Prevê-se a chegada, para breve, de mais 80 mil doses da vacina da AstraZeneca. No âmbito da COVAX estão garantidas vacinas para 110 mil pessoas, e o Governo está a trabalhar para, junto dos parceiros internacionais, garantir a quantidade de vacinas por forma a que o objectivo de vacinar 70% da população seja atingida ainda este ano, o que irá permitir atingir a desejada imunidade de grupo e possibilitar a retoma gradual da actividade económica”, refere.

Mais de 50% dos profissionais de saúde já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.

“As informações de que dispomos dizem-nos que até ontem, 24 de Março, cerca de 2200 profissionais de saúde já receberam a primeira dose, o que representa 51,5% do previsto no Plano Nacional da Vacinação contra a COVID-19 para esse grupo prioritário, sendo que a grande maioria trabalha nos hospitais e nas estruturas públicas de atenção primária de saúde”, aponta.

Na sequência, segundo a deputada, serão vacinados os profissionais de saúde que trabalham exclusivamente no privado, os bombeiros e o pessoal dos serviços da Proteção Civil, e de seguida as pessoas idosas.

Do lado do PAICV, Rui Semedo, líder da bancada parlamentar, espera que a meta de vacinar 70% da população ainda este ano seja realmente atingida.

“Nós sempre exigimos que se atingisse essa meta tecnicamente indicada para se conseguir a imunidade de grupo. Nesse especto nós saudamos a vacina, mas dissemos que sempre foi menos ambiciosa pelo Governo e que deveríamos atingir esta meta ainda este ano”, diz.

A UCID, pela voz do deputado António Monteiro, diz que o Governo deve dar resposta à situação, mas sem esperar aplausos.

“Todos os governantes têm a responsabilidade de governar o país. E devem fazê-lo, não esperando favores de nenhum partido e nem tão pouco bajulação de nenhum cidadão cabo-verdiano. Os governos são eleitos para governarem, para darem resposta às situações mais difíceis que a população possa ter. Portanto, aqui não há favor nenhum. É uma obrigação, é uma imposição legal”, entende.

Cabo Verde recebeu 24.000 doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca a 12 de março e 5.850 da Pfizer dois dias depois. O plano de vacinação nacional iniciou oficialmente a 19 de março. O Governo assumiu a meta de vacinar 70% da população até final deste ano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,25 mar 2021 15:57

Editado porAndre Amaral  em  26 dez 2021 23:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.