Artigos sobre PROmec
Entre incentivos e críticas positivas, número de carros eléctricos não pára de aumentar
Basta andar na rua para ver que há cada vez mais veículos eléctricos (VE) a circular e acreditam condutores e especialistas do ramo que, em breve, o número crescerá aceleradamente. Composto por ilhas pequenas, portanto, com distâncias curtas, e um clima “amigo” das baterias, Cabo Verde afigura-se como o terreno ideal para este tipo de veículos, e a transição para a mobilidade eléctrica prefigura-se como uma via de sentido único.
Taxa de penetração de energias renováveis vai ultrapassar os 30% em 2025
Cabo Verde tem à disposição um investimento de 240 milhões de euros para canalizar para a transição energética e para a Economia Azul. O primeiro grande projecto a ser apresentado foi o Santiago Pumped Storage. Além desse projecto o governo quer apostar na automação e digitalização das redes de transporte e distribuição de energia, na substituição massiva dos contadores analógicos para contadores inteligentes entre outros projectos. Rito Évora, Director Nacional da Indústria, Comércio e Energia, explica ao Expresso das Ilhas as ambições do governo no que toca à implementação de energias renováveis e à transição no país e garante que em 2025 o país vai conseguir ultrapassar a meta estabelecida de 30% de taxa de penetração de energias renováveis.
Trações Eléctricas de Cabo Verde vai gerir postos de carregamento de veículos elétricos em todas ilhas do país
O Governo assinou hoje um contrato de concessão com a empresa Trações Elétricas de Cabo Verde para a instalação, operação e exploração de 40 postos de carregamento público de veículos eléctricos em todas as ilhas do país. O contrato de concessão terá uma duração de sete anos.
“Projectos já ultrapassam os 30% de penetração de energias renováveis previstos para 2026”
Governo conseguiu financiamento para projectos integrados no Programa Nacional de Sustentabilidade Energética. Um deles, a estação de pump and storage que vai ser construída no concelho da Ribeira Grande de Santiago, está orçado em cerca de 70 milhões de euros. Investimentos feitos na área das energias renováveis e da transição energética vão permitir uma redução de 22% no consumo de combustíveis fósseis na produção de electricidade, assegura o ministro da Energia, Alexandre Monteiro, que anuncia igualmente que o governo está a estudar a possibilidade de aumentar os incentivos na compra de táxis com motor eléctrico.
Cabo Verde terá 40 postos de abastecimento de viaturas eléctricas - Alexandre Monteiro
Segundo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, o país terá quarenta postos de infra-estruturas públicas para abastecimento de viaturas eléctricas. O anúncio foi feito em declarações aos jornalistas à margem do Workshop Promoção da Mobilidade Eléctrica em Cabo Verde, promovido pelo ProMEC (Projeto de Promoção da Mobilidade Eléctrica em Cabo Verde).
mais