Artigos sobre Rito Évora
Primeira central hidroeléctrica de bombagem em Cabo Verde pronta em quatro anos
A primeira central hidroeléctrica de bombagem em Cabo Verde, funcionando como reservatório de energia, deverá começar a funcionar até 2028, com uma potência equivalente a mais de um quarto da maior central (a combustível) da ilha de Santiago.
Taxa de penetração de energias renováveis vai ultrapassar os 30% em 2025
Cabo Verde tem à disposição um investimento de 240 milhões de euros para canalizar para a transição energética e para a Economia Azul. O primeiro grande projecto a ser apresentado foi o Santiago Pumped Storage. Além desse projecto o governo quer apostar na automação e digitalização das redes de transporte e distribuição de energia, na substituição massiva dos contadores analógicos para contadores inteligentes entre outros projectos. Rito Évora, Director Nacional da Indústria, Comércio e Energia, explica ao Expresso das Ilhas as ambições do governo no que toca à implementação de energias renováveis e à transição no país e garante que em 2025 o país vai conseguir ultrapassar a meta estabelecida de 30% de taxa de penetração de energias renováveis.
Edição 1161
Manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para o regresso da TACV aos voos interilhas.
Um marco rumo à sustentabilidade energética em Cabo Verde
Na apresentação pública do Projecto Santiago Pumped Storage, o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou a magnitude e o significado deste empreendimento para o futuro energético do país. O projecto, inserido no pacote da Global Gateway com um investimento de 246 milhões de euros, concentra-se no sector das energias renováveis, alinhando-se com os esforços do país para atingir metas ambiciosas de produção energética limpa.
ACER quer participar na promoção das energias renováveis em Cabo Verde
A Associação Cabo-verdiana das Energias Renováveis (ACER) foi apresentada este fim-de-semana e quer ser um interlocutor no processo de transição energética em Cabo Verde. Jansénio Delgado explicou ao Expresso das Ilhas os objectivos da associação a que preside.
Governo expande parque aerogerador na Praia e aumenta armazenamento de energia no Sal e Santiago
O Governo vai expandir o parque aerogerador do Monte de São Filipe, no município da Praia, e alargar a capacidade de armazenamento de energia nas ilhas do Sal e Santiago, avançou hoje o director nacional de indústria e energia, Rito Évora.
Conjuntura e evolução cambial justificam aumento de mais de 8% dos preços da gasolina e gasóleo
O aumento de cerca de 8% dos preços da gasolina e do gasóleo é consequência da evolução conjuntural do mercado externo e pelo aumento do câmbio. Esta justificativa foi dada pela Comissão de Acompanhamento da Crise Energética Mundial, em conferência de imprensa proferida esta manhã, na cidade de Praia.
Alterações climáticas são globais mas os países mais frágeis são quem mais sofre
O mais recente relatório do IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) aponta que o aquecimento de 1,5º C a 2º C será ultrapassado ainda nas próximas décadas se não houver forte e profunda redução nas emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa.
Governo e Câmaras de Comércio oficializam transferência de competências
Já está concluído o processo de transferência de competências que vai permitir às Câmaras de Comércio realizarem licenciamento industrial, emissão dos certificados de origem e certificado de comércio externo. O documento simbólico foi assinado hoje em São Vicente, à margem do seminário “Ecossistema de financiamento à Economia”, e entra em vigor a partir de Janeiro do próximo ano.
Cabo verde quer 30 % de renováveis na rede eléctrica até 2025
Cabo verde quer alcançar 30 % de energias renováveis injectáveis nas redes eléctricas ate 2025. Afirmação do Director Nacional de Industria e Energia, em declarações aos jornalistas, à margem do seminário “Portugal - Cabo Verde: Parceria para uma transição Energética Sustentável”, a decorrer na Praia.
Primeiros carros eléctricos chegam a Cabo Verde em 2019
Cabo Verde quer substituição total dos veículos a gasolina e gasóleo até 2050. Entre 2019 e 2020 deverão chegar ao país cerca de 500 viaturas movidas a electricidade.
mais