Artigos sobre ACAMM
Operadores querem portos mais modernos e serviços mais eficientes
Em pleno processo de escolha do próximo responsável pelos serviços portuários, operadores fazem-se ouvir e definem os seus objectivos para a operação.
"Não é correcto dizer que Santiago passou a ser um hub" - Paulo Veiga
A definição das linhas para o sistema de transporte marítimo de passageiros e cargas entre as ilhas tem como base a procura dos mercados, de acordo com os estudos realizados. A garantia é do secretário de Estado-Adjunto da Economia Marítima, que afirma que as linhas são dinâmicas, podendo ser ajustadas, caso seja necessário.
Armadores pagam 2.700 contos para entrar na nova concessionária de transporte inter-ilhas
A participação de cada armador no capital social da futura empresa concessionária dos transportes marítimos inter-ilhas vai custar 2.722.222 escudos. O Estado poderá assumir a realização do capital, mediante penhora das acções.
Armadores nacionais não vão participar no capital social da futura concessionária dos transportes marítimos inter-ilhas.
Os armadores nacionais não vão participar no capital social da futura concessionária dos transportes marítimos inter-ilhas. A garantia é do presidente da Associação Cabo-verdiana dos Armadores da Marinha Mercante (ACAMM), em declarações hoje aos jornalistas, no Mindelo.
E a vencedora é… Transinsular, a única candidata admitida
De oito candidatas iniciais, três passaram à segunda fase do concurso. Dessas três, apenas duas apresentaram propostas. Dessas duas, apenas uma foi admitida. Em breve “será comunicada a adjudicação do contrato, passando imediatamente para a fase seguinte – celebração do contrato”, avançou ontem o governo, em comunicado de imprensa. A Transinsular foi a escolhida, e as negociações contratuais (de que a nota não fala), deverão estar já sobre a mesa.
Armadores nacionais alertam para encerramento das empresas e incumprimento junto da banca
A Associação dos Armadores da Marinha Mercante (ACAMM) considera que o concurso internacional para a concessão da gestão e exploração do serviço público de transporte marítimo de passageiros e cargas inter-ilhas, em regime de exclusividade, “acarretará o encerramento de todas as empresas marítimas nacionais, com implicações graves de ordem social, económica e financeira”.
mais