Artigos sobre Execução Orçamental

Cabo Verde com superavit orçamental no primeiro semestre de 2025, mas mantém forte dependência de donativos
A execução orçamental do Estado no primeiro semestre de 2025 apresentou sinais positivos, com destaque para a obtenção de um superavit orçamental global de 925,2 milhões de escudos cabo-verdianos (ECV), equivalente a 0,3% do PIB, contrastando com o défice de 2,1 mil milhões de ECV registado no mesmo período de 2024.

Imposto turístico rendeu em oito meses o esperado para todo o ano
Cabo Verde arrecadou em oito meses mais de 454,7 milhões de escudos com a taxa paga obrigatoriamente pelos turistas, quase o valor esperado pelo Governo para todo o ano de 2022, segundo divulgou hoje a Lusa.

Donativos internacionais a Cabo Verde caíram mais de 32% até Maio
Os donativos internacionais recebidos por Cabo Verde caíram 32% até Maio, face ao mesmo período de 2021, muito abaixo da previsão governamental, indicam dados do Ministério das Finanças compilados hoje pela Lusa.

Governo entrega Conta Geral do Estado 2020 ao parlamento
A Conta Geral do Estado 2020 foi entregue ao Parlamento na passada segunda-feira, 3, segundo informou hoje o governo na sua página do Facebook. Os dados definitivos da Execução Orçamental de 2020 apontam para um saldo global negativo de cerca de 16 milhões de contos , o que representa um défice de 10,0% do PIB.

Dívida Pública aumenta para 146,4% do PIB
O ‘stock’ da dívida pública aumentou em Março para mais de 264.477 milhões de escudos, equivalente a 146,4% do Produto Interno Bruto (PIB) projectado para 2021, como consequência da pandemia.

Impostos cobrados em Cabo Verde afundam 34,1% em Janeiro
Cabo Verde arrecadou pouco mais de dois milhões de contos em receitas fiscais em Janeiro, menos 34,1% face a 2020, com todos os impostos em quebra, à exceção do imposto de selo, devido à performance da banca.

Ministério das Finanças revela dados da execução orçamental de Janeiro
Dados revelados, hoje, pelo ministério das Finanças mostram que o saldo global do Estado, em Janeiro, foi positivo e que se registou “um superavit de 0,2% do PIB”, ou seja, o Estado poupou 373 mil contos em Janeiro deste ano quando comparado com igual período do ano passado.
mais