Artigos sobre Reforma Agrária
Flagelo em Santo Antão foi há quatro décadas
Para marcar uma posição. Para dar um exemplo. Por desconhecimento das dinâmicas sociais num país que era estranho a quem tinha passado anos fora de Cabo Verde. Todas estas razões estão por trás do 31 de Agosto de 1981, em Santo Antão. A repressão, de há 40 anos, recorda que o regime de partido único (1975 – 1990) foi uma máquina totalitária que controlou, vigiou, prendeu e torturou cidadãos cabo-verdianos.
Edição 1031
Passaram-se 40 anos sobre a repressão contra os opositores da Reforma Agrária encetada pelo Partido Único, em Santo Antão. O Expresso das ilhas lembra os acontecimentos do 31 de Agosto de 1981, e vai aos arquivos do Voz Di Povo, o jornal do regime, para mostrar como os mesmos foram apresentados pela imprensa de então.
UCID quer “31 de Agosto” no currículo escolar e monumento para perpetuar a data
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) quer que o 31 de Agosto seja uma data não só para relembrar aqueles que foram torturados e presos durante o regime do partido único, mas para recordar que a democracia teve um custo. Posição defendida hoje, 39 anos depois das torturas e detenções daqueles que protestavam contra a reforma agrária em Santo Antão.
“Se África estiver livre da desnutrição infantil poderá registar um aumento do PIB de até 16%” – FAO
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aponta que se os estados do continente africano estiverem livres da desnutrição infantil poderão registar um aumento do PIB de até 16 por cento.
Torturados de São Vicente e Santo Antão vão receber pensão do Estado
Decisão foi aprovada em conselho de ministros e foi enviada para o parlamento para votação. Torturados de São Vicente e Santo Antão vão receber pensão que pode chegar aos 75 mil escudos.
mais