Artigos sobre Direcção Nacional do Ambiente
DNA e projecto TREEMAC iniciam plantação de árvores no Parque Natural da Serra Malagueta
A Direcção Nacional do Ambiente (DNA), em parceria com o projecto TREEMAC, iniciou hoje uma campanha de plantação de cerca de 500 árvores frutíferas e endémicas no Parque Natural da Serra Malagueta (PNSM).
Licenças para “Excursão de tartaruga” com novas regras sob a tutela do Turismo
As excursões para observação de tartarugas marinhas têm novas regras para os operadores. Alguns profissionais já manifestaram o seu descontentamento face às exigências agora impostas. Ministério do Ambiente e Agricultura (MAA) considera reivindicação “sem fundamento” e lembra que taxistas e hiacistas, por si só, não estão habilitados para esta actividade. Para realizar excursões terão de o fazer junto de agentes turísticos. O MAA lembra ainda que esta actividade é considerada por lei como uma actividade económica e turística, pelo que todos os seus operadores devem estar também “devidamente licenciados pelo sector do Turismo para o seu exercício”.
DNA acusa Câmara da Boa Vista de destruir sinalizações das áreas protegidas na Zona Norte da ilha
A Direcção Nacional do Ambiente(DNA) acusou a Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) de de destruir e de se apropriar indevidamente das sinalizações das áreas protegidas na Zona Norte da ilha. Por isso, a directora Ethel Rodrigues assegura que caso a situação não seja reposta vai responsabilizar a edilidade judicialmente pela conduta e, consequentemente, instaurar o competente processo de contraordenação.
DNA promove megacampanha de limpeza em Santiago e no Fogo
A Direcção Nacional do Ambiente realizou hoje uma megacampanha de limpeza nas praias de vários municípios de Santiago e do Fogo para assinalar o Dia Mundial da Limpeza de Praias, celebrado anualmente no terceiro sábado do mês de Setembro.
Resíduos hospitalares estão a ser analisados pela instância que coordena a saúde humana, animal e ambiental – lNSP
A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, revelou esta terça-feira que os resíduos hospitalares estão a ser analisados a nível da instância nacional que coordena a saúde humana, animal e ambiental.
“Estamos a consumir micro-plásticos sem nos darmos conta” - DNA
Cabo Verde precisa de entrar na campanha mundial contra os plásticos. Em causa o facto de, para além dos problemas que acarreta a nível da conservação da biodiversidade marinha, o plástico estar a causar problemas de saúde aos seres humanos através do consumo de microplásticos.
Qualidade do ar deve ser preocupação - DNA
A poluição do ar em Cabo Verde não constitui um problema grave, mas o quadro existente exige precauções por forma a garantir que o ar respirado é de boa qualidade, estando já várias medidas em curso.
INGT alerta para falhas na fiscalização de infra-estruturas na orla marítima
A presidente do conselho directivo do Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), Ilce Amarante, admitiu hoje que as instituições que têm o papel de controlar as construções na orla marítima “falharam” com a sua responsabilidade de fiscalização.
Quase 80% da flora endémica está em risco de extinção
Cerca de 20% das espécies existentes em Cabo Verde estão ameaçadas, e 78% da flora endémica encontra-se em vias de extinção, revelou terça-feira o director nacional do Ambiente, Alexandre Nevsky.
Conservar a natureza, tirar partido dos recursos
O turismo em áreas protegidas é possível e desejável, dizem os conservacionistas. Santa Luzia oferece oportunidades únicas.
mais