Artigos sobre GIABA
LBC/FT: O que dizem os jornalistas?
O segundo dia da Sessão do GIABA foi dedicado à formação de cerca de 40 jornalistas dos 15 Estados-membros da CEDEAO. O momento permitiu consolidar conhecimentos, mas também partilhar experiências. Ismaël Ouedraogo, jornalista do Burkina Faso – o país mais afectado pelo terrorismo em 2023 – e Dominic Hlordzi, do Gana – país que lidera rankings das avaliações do GIABA– falam um pouco dos seus países, dos desafios que os jornalistas aí enfrentam na cobertura destas problemáticas e da sua participação neste evento do GIABA.
GIABA apresenta resultados de 2023 e exorta à resposta colectiva
O Grupo Intergovernamental de Acção contra o Branqueamento de Capitais na África Ocidental (GIABA) realizou, de 13 a 14 de Junho, em Dakar, a sua Sessão Informativa Anual, evento que englobou várias actividades e onde foi destacada a importância da acção conjunta e da cooperação regional e internacional na luta contra este fenómenos, que minam a paz e a prosperidade da sub-região.
Cabo Verde acolhe a 26ª Reunião do Comité Ministerial do GIABA
A 26ª Reunião do Comité Ministerial do GIABA decorre durante o dia de hoje em Cabo Verde para discussão de importantes matérias, nomeadamente, a visão estratégica da rede global de lavagem de capitais e financiamento ao terrorismo.
Ministro das Finanças diz que África não avança se continuar a fazer investimentos de pequenas escalas
O ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou hoje que a África não consegue avançar se continuar a fazer investimentos de pequenas escalas, defendendo que o continente tem de criar condições para financiar o próprio desenvolvimento.
Governo pede reforço da capacidade para prevenir e combater crimes financeiros
A ministra da Justiça, Joana Rosa, instou hoje os Estados-membros da CEDEAO a reforçarem as suas capacidades para prevenir e combater a lavagem de capitais, financiamento do terrorismo e financiamento à proliferação de armas de destruição em massa.
Cabo Verde é um País pacífico mas geograficamente propício à lavagem de capitais e financiamento de terrorismo – Ministra
A ministra da Justiça, Joana Rosa, defendeu esta quinta-feira, na Praia, que Cabo Verde é um País pacífico, mas que está numa posição geograficamente propícia à lavagem de capitais e ao financiamento de terrorismo.
Responsável do Departamento de Compliance do iibCV eleita Presidente de Sub-Comité do GIABA
O international investment bank Cabo Verde (iibCV), entidade certificada como um Great Place to Work em Cabo Verde, participou no evento realizado, em Julho, pelo GIABA. Na sequência da sua participação, a Responsável do Departamento de Compliance do iibCV, Karin Barros, foi eleita Presidente do Subcomité de Investigação e Questões Emergentes.
A luta sem trégua contra o crime organizado transnacional
A sub-região da África Ocidental está inundada de ameaças ligadas ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, questões que exercem grandes pressões sobre as populações. O continente começou a luta com trinta anos de atraso em relação ao resto do mundo, mas os resultados começam a ser satisfatórios.
mais