Autárquicas 2024: Dois dedos de conversa com os candidatos
Entrevistas aos candidatos que se lêem em cerca de dois minutos
Armindo Luz / MpD (Ribeira Grande de Santo Antão): “Vamos trabalhar para transformar Ribeira Grande num concelho-modelo de desenvolvimento”
O principal objectivo da candidatura do deputado Armindo Luz é impulsionar a dinâmica da Ribeira Grande, tendo como foco principal a criação de oportunidades e emprego, sobretudo para os jovens, “futuro do nosso concelho”. Para a Assembleia Municipal, a candidatura apoiada pelo MpD, apresenta a actual presidente deste órgão, Leida Santos.
Herménio Fernandes / MpD (São Miguel): “Estamos no caminho certo para erradicar a pobreza extrema nos próximos quatro anos”
Satisfeito com o trabalho realizado e o feito de ter “virado a cidade para o mar”, Herménio Fernandes recandidata-se à liderança da CM de São Miguel, para consolidar a trajetória que tem feito do “município um verdadeiro laboratório do poder local”. Salvador Silveira é o candidato à presidência da Assembleia Municipal.
Egídio António de Pina / UCID (São Filipe): “Vamos colocar o bem-estar dos cidadãos no centro das políticas públicas”
Egídio António de Pina, professor e empresário, concorre com uma proposta centrada em “servir São Filipe e a sua gente”. Para tal, o candidato da UCID propõe-se a “construir uma cidade modelo, que alia o progresso económico a uma gestão responsável dos recursos e à promoção de igualdade social”. Henrique Cardoso Gomes é a proposta dos democratas-cristãos para a Assembleia Municipal.
Nuías Silva / PAICV (São Filipe): “Queremos que as pessoas sintam que são parte da transformação de São Filipe, do Fogo e de Cabo Verde"
Nuías Silva recandidata-se à liderança da CM de São Filipe, para dar continuidade ao “processo de transformação” iniciado há quatro anos. O propósito é promover uma gestão participativa, e fazer do município um pólo indutor do desenvolvimento regional e nacional. Luís Nunes é o cabeça de lista da candidatura apoiada pelo PAICV à Assembleia Municipal.
Abraão Vicente / MpD (Praia): “Sonhamos com uma Praia verde, digital e inclusiva”
Abraão Vicente é o candidato do MpD à Câmara Municipal da capital. Com o lema “acelera Praia”, o ex-ministro promete tirar a cidade do marasmo, tornando-a mais segura, limpa e dinâmica e, acima de tudo, menos vulnerável. Manuela Brito encabeça a lista para a Assembleia Municipal.
Nelson Lopes / Katem Parada: “Queremos colocar São Vicente na lista de Património Mundial da UNESCO”
O empresário Nelson Lopes volta a concorrer à CM, tendo como partido a sua ilha, que promete tornar mais inclusiva, vibrante culturalmente e reconhecida a nível mundial. A jurista Leina Leite é a proposta do movimento “Soncent Katem Parada” para a Assembleia Municipal.
Carlos Araújo /MAS: “Propomos desbloquear São Vicente socorrendo-nos de um forte movimento cívico”
Carlos Araújo, engenheiro electrotécnico reformado, concorre pela segunda vez à CM de São Vicente. A primeira vez, fê-lo como candidato da UCID, em 2000. Agora, apresenta uma candidatura “completamente independente”. Acompanha-o, como candidata do Movimento Autónomo Sanvicentino à Assembleia Municipal, Leila Leite, numa campanha que promete focar-se na autonomia e no envolvimento cívico.
Júlio Lopes / MpD : “A Câmara do Sal tem sido uma câmara eminentemente social”
Aliar o investimento privado e o Turismo com os interesses e bem-estar dos munícipes vai continuar a ser a prioridade da Câmara Municipal do Sal, caso venha a ser reeleito, adianta Júlio Lopes, candidato apoiado pelo MpD. Nuno Lopes é a proposta da candidatura para liderar a Assembleia Nacional.
Maria Teresa da Cruz / PAICV (Ribeira Grande de Santo Antão): “A necessidade de uma mudança política é imperativa”
Sob o lema “Juntos pela mudança”, a professora Maria Teresa da Cruz concorre pela primeira vez à presidência da Câmara de Ribeira Grande de Santo Antão. Uma candidatura que promete responder aos problemas críticos do concelho, desencravando o seu desenvolvimento. José Manuel Monteiro encabeça a lista apoiada pelo PAICV para a Assembleia Municipal.
José Freitas / Mi ê Tarrafal de São Nicolau: “A grande aposta da nossa governação foi e continuará sendo as pessoas”
Há 12 anos à frente do município do Tarrafal, José Freitas de Brito tenta a reeleição, desta vez sem o apoio do MpD. “Mi ê Tarrafal de São Nicolau” é o nome do grupo independente que agora lidera e sob o qual apresenta uma candidatura de continuidade do compromisso “com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população”. A candidatura conta com Dorys Santos como cabeça de lista para a Assembleia Municipal.
Domingos Mendes / MpD (Ribeira Grande de Santiago): “Queremos uma Ribeira Grande renovada, onde a população sinta orgulho e segurança”
Domingos Veiga Mendes, ex-vereador, é o cabeça de lista da candidatura do MpD para a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago. Esta é a segunda vez que o economista tenta a eleição, apresentando um programa que prioriza o desenvolvimento económico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental, para transformar o município “num lugar próspero e sustentável para todos”. A candidatura aposta em Alcides Pina para a presidência da Assembleia Municipal.
Cláudia Almeida / Podemos (Ribeira Grande de Santiago): “A minha visão é um município onde todos possam encontrar oportunidades e sentir-se amparados”
Cláudia Almeida, que foi vereadora da Ribeira Grande entre 2016 e 2020, apresenta uma candidatura que tem como suporte “o poder das mulheres e jovens resilientes” (PMJR). É o “poder da cidadania”, resume, salientando que esta é uma candidatura com a missão de servir toda a população sem exclusões Odailson Moreira é o candidato proposto pelo Podemos para a Assembleia Municipal.
Félix Cardoso / S-SAT (Santa Catarina de Santiago): “Precisamos de unir os santa-catarinenses em torno de um desígnio comum”
Depois de ter sido eleito vereador (sem pasta) nas Autárquicas de 2020, como independente, o advogado Félix Cardoso volta a apresentar-se como candidato à presidência da CM de Santa Catarina. “Uma mudança segura” é o lema da candidatura, que se apresenta como uma alternativa ao bipartidarismo que tem vindo a ditar os destinos do município. Para a Assembleia Municipal, o agora apelidado grupo “Santa Catarina Sempre e Acima de Tudo (S-SAT)” apresenta uma lista liderada por Alice Furtado.