Artigos sobre Antónia Mosso
Respostas à Nina
Uma pergunta é uma máquina de fazer ver. A frase não é minha. É de José Tolentino de Mendonça. Mas está tudo lá.
Pai, afaste de mim esse cálice (cale-se)
Imagina que te colocam à frente duas opções e só podes escolher uma. De um lado comida e do outro a liberdade. Não me espantaria se a opção recaísse sobre a necessidade mais imediata que é a do alimento, afinal de que serve a liberdade se se tem fome e é preciso nutrir o corpo?
Fecha os olhos e abre a boca
Fecha os olhos e abre a boca era uma brincadeira que fazíamos em criança. Muito arriscada por sinal. E nem sempre as coisas acabavam bem. Era pedido para fecharmos os olhos e abrirmos a boca e depositavam-nos algo desconhecido na boca. Uma brincadeira pateta, como tantas outras que assinalam a criancice, mas que implicava uma confiança (quase cega) no colega da brincadeira. O manter os olhos fechados remetia para uma vulnerabilidade extrema e o desfecho poderia variar dependendo do que depositassem na nossa boca. Podia ser o que calhasse. Um rebuçado, uma pedra ou até um bicho nojento que tivesse a infelicidade de passar perto àquela hora. Escusado será dizer, que não era brincadeira para se fazer com “qualquer um”, pois implicava confiança.
Fórum 2021: O que querem as mulheres?
Na edição de estreia do Fórum 2021, a Rádio Morabeza juntou em estúdio uma socióloga, uma jurista, uma professora e uma antropóloga, às quais perguntou o que querem, afinal, as mulheres. O direito a decidir por si, responderam.
Morte de três crianças em barraca relança debate sobre problemas habitacionais
O ano começou com a notícia trágica da morte de três crianças, num incêndio numa ‘casa de tambor’, na localidade de Pedra Rolada, ilha de São Vicente. Além das vítimas mortais, o incêndio, na madrugada de dia 1, deixou quatro pessoas hospitalizadas, com ferimentos causados por queimaduras e inalação de fumos.
Movimentos cívicos pedem regresso da lei da transparência ao parlamento
Os movimentos cívicos de São Vicente contestam a não aprovação da lei da transparência no parlamento. Em conferência de imprensa, realizada hoje, em São Vicente, os representantes dos diferentes movimentos pediram o regresso do diploma ao parlamento.
A doença de que não se fala
Passou despercebido, mas em Março assinalou-se o mês mundial de consciencialização sobre a Endometriose – Março Amarelo. Fomos saber mais sobre uma doença que afecta uma em cada dez mulheres em idade fértil.
mais