Artigos sobre Sistema de Saúde

“Estamos num momento de profunda mudança”
Sob o lema “Cuidar dos que cuidam”, a candidatura única do médico Francisco Barbosa Amado a bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC) foi eleita no passado sábado, dia 30. Defendendo uma prática médica segura, digna e independente, o próximo bastonário promete uma Ordem voltada para a modernização da instituição, valorização dos profissionais e para a melhoria das condições em todas as regiões do país. Cuidar, incluir e partilhar, são os pilares estratégicos que regeram o programa e irão definir o mandato. A tomada de posse está agendada para 17 de Janeiro, dia do médico cabo-verdiano.

PAICV critica gestão da ministra da Saúde. Governante disposta a pacto para o sector
Josina Freitas, deputada do PAICV, defende que a situação do sector da Saúde, a nível nacional, “é alarmante”. Ministra garante que governo está disposto “a ouvir e a trabalhar com todos”.

Cabo Verde recebe 29 milhões de dólares para melhorar sistema de saúde
O ministro das Finanças anunciou esta quinta-feira que Cabo Verde vai receber 29 milhões de dólares do Banco Mundial para melhorar o sistema de saúde e fortalecer a sua capacidade de prevenção, detecção e resposta às emergências de saúde pública.

"Hoje o turista só viaja se confiar no sistema de saúde do destino" - Ministro do Turismo
No Sal, ilha onde está neste momento, o ministro que tutela a pasta do turismo está a supervisionar o programa de segurança sanitária que o governo já tem no terreno. Assumindo que o aumento dos infectados no arquipélago terá efeito junto dos turistas e dos operadores, Carlos Santos apela à responsabilidade colectiva, principal maneira de fazer regressar os visitantes estrangeiros.

GHS: Ranking internacional coloca Cabo Verde entre os países menos preparados para lidar com epidemias
Cabo Verde está na 146ª posição num total de 195 países analisados, no Índice da Segurança Sanitária Global (Global Health Security - GHS). O arquipélago integra, assim, a lista dos “pouco preparados” para lidar com uma epidemia, num universo em que, na verdade, nenhum país está “totalmente” apto para as combater.
mais