Artigos sobre Títulos Consolidados de Mobilização Financeira
A recuperação ligeira de 2021 e a queda profunda de 2020
São dois relatórios que permitem perceber onde está a economia cabo-verdiana (Indicadores Económicos e Financeiros, Fevereiro 2022, do BCV) e de onde veio (Barómetro de Conjuntura do 4º Trimestre de 2020, do Ministério das Finanças). Mas fora da equação está ainda a guerra na Ucrânia, que pode baralhar as projecções e aumentar a incerteza à volta da retoma. O FMI já avisou que o conflito no Leste da Europa vai ter impacto na economia mundial.
BCV revê em alta as previsões avançadas em Abril
Banco de Cabo Verde antecipa um crescimento económico de 6,6% em 2021, acima da previsão do FMI (4% para este ano) e dos números do governo (entre 3,5% e 6%). Segundo o governador, Óscar Santos, esta estimativa é, inclusive, a mais negativa. Este ano, acredita, o PIB até poderá ter uma subida superior a 7%.
Mais cobrança de impostos e mais consumo interno fizeram crescer a economia
A economia cabo-verdiana cresceu acima da média subsaariana, inclusive acima das economias emergentes, mas é um desenvolvimento que assenta, essencialmente, no aumento dos impostos cobrados, na administração pública e no consumo interno, segundo o último relatório de Indicadores Económicos e Financeiros do Banco de Cabo Verde. Os investimentos, por exemplo, caíram no final de 2018, depois de uma ligeira recuperação no 2º trimestre do mesmo ano.
Estado compra TCMF em duas operações distintas
Títulos Consolidados de Mobilização Financeira (TCMF) atingiram a maturação em Setembro deste ano e deviam ter sido comprados pelo Estado que está, por isso, em incumprimento. Operação vai ser agora realizada em duas modalidades.
Estado vai recomprar os TCMF criados em 1998
O anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, depois de a decisão ter sido tomada na reunião de ontem do Conselho de Ministros. Luís Filipe Tavares remeteu para o Secretário de Estado das Finanças, Gilberto de Barros, mais explicações.
mais