Artigos sobre Filipe Nyusi
Presidente moçambicano pede votação "sem perturbações"
O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, apelou hoje à tranquilidade durante a votação nas eleições gerais, sem "perturbações", recordando que o processo é como um jogo de futebol, em que o vencedor só é declarado no final.
“Sem igualdade de oportunidades” não há paz duradoura, diz papa Francisco em Moçambique
O Papa Francisco disse hoje durante o seu primeiro discurso em Moçambique que “sem igualdade de oportunidades” não há paz duradoura.
Renamo pede à comunidade muçulmana apoio ao acordo de paz em Moçambique
O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, Momade Ossufo, instou a comunidade muçulmana a ajudar, através de orações, a manutenção da paz, concórdia e bom senso entre os moçambicanos.
Jorge Carlos Fonseca felicita Filipe Nyusi pelo acordo de paz em Moçambique
Presidente da República enviou carta ao seu homólogo moçambicano, depois do acordo assinado naquele país.
Presidente moçambicano e líder da Renamo assinam acordo para fim de hostilidades
O acordo foi assinado hoje. Oficiais da Renamo vão ser nomeados para cargos de comando nas Forças Armadas.
Governo e Renamo assinam acordo para o fim das hostilidades
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade, assinam hoje o acordo de cessação das hostilidades, para acabar, formalmente, os confrontos entre as forças governamentais e o braço armado do principal partido da oposição.
Moçambique pede aos muçulmanos para se distanciarem dos grupos armados
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, pediu hoje aos muçulmanos para se "afastarem" dos grupos armados que têm protagonizado ataques em regiões da província de Cabo Delgado, norte do país.
Presidente moçambicano promete "papel activo" na iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota'
O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, elogiou hoje a iniciativa chinesa 'Uma Faixa, Uma Rota', reafirmando o compromisso do país com a visão internacional de Pequim, durante uma cerimónia de assinatura de vários acordos com o seu homólogo.
Fuzileiros, médicos e enfermeiros. Cabo Verde mobiliza-se para ajudar Moçambique
Cabo Verde colocou esta quinta-feira à disposição de Moçambique fuzileiros navais, quatro médicos e seis enfermeiros, tendo anunciado a abertura de contas de solidariedade e espectáculos cujas receitas revertem para os afectados pelo ciclone Idai.
Cabo Verde destina 200 mil dólares para ajudar Moçambique e pondera envio de equipa
Cabo Verde vai ajudar Moçambique com uma verba que poderá atingir os 200 mil dólares, e está a analisar a possibilidade de enviar uma equipa para ajudar as populações afectadas pelo ciclone Idai, disse à Lusa o primeiro-ministro cabo-verdiano.
CPLP mobiliza-se para apoiar Moçambique
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca diz que já contactou o Secretário-Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e os homólogos da CPLP sobre a tragédia humanitária em Moçambique, causado pelo ciclone Idai. Estima-se que mais de mil pessoas tenham perdido a vida.
Primeiro-ministro lamenta desastre ambiental em Moçambique
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, manifesta preocupação e tristeza com o desastre ambiental em Moçambique, causado pelo ciclone Idai, que já provocou pelo menos 84 mortos só na cidade da Beira.
Nyusi promulga nova lei do Sistema Nacional de Educação
O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, promulgou a Lei de Revisão do Sistema Nacional de Educação (SNE), que torna obrigatória a escolaridade até ao 9.º ano de escolaridade, anunciou hoje a Presidência da República.
Presidente moçambicano abriu a votação com atrasos em alguns locais
As primeiras assembleias de voto abriram às 07:00 em Moçambique (05:00 em Cabo Verde) para as quintas eleições autárquicas no país, registando-se alguns atrasos, com o Presidente da República a 'abrir' a votação em Maputo.
Presidente moçambicano promete mesas nas salas de aula até 2019
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, assegurou que o seu Governo vai cumprir a promessa de ter todas as crianças do ensino primário a estudar em carteiras até 2019, acabando com o cenário de alunos sentados no chão.
Angola pede "urgência" na mobilidade de pessoas na organização
O Presidente angolano pediu hoje, durante a cimeira da CPLP que decorre no Sal, "atenção e alguma urgência" para a concretização da mobilidade dos cidadãos lusófonos, enquanto o chefe de Estado moçambicano reclamou a total circulação de pessoas, bens e capitais.
Moçambique quer cooperação mais orientada para exploração de vantagens comparativas entre estados
O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu hoje uma cooperação na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) mais orientada para a exploração de vantagens comparativas entre os estados membros como factor de promoção do desenvolvimento.
Confirmada presença de sete chefes de Estado na cimeira do Sal
Sete chefes de Estado, além do anfitrião, já confirmaram a presença na cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, agendada para Julho, na ilha do Sal, segundo informação da Presidência da República.
Cabo Verde e Moçambique estudam reforço de relações bilaterais
Cabo Verde pretende estreitar relações bilaterais com Moçambique, disse ontem o ministro dos Negócios Estrangeiros no final de um encontro com o chefe de Estado moçambicano, em Maputo.
mais