Artigos sobre Anildo Morais
Militares que maltrataram colegas podem ser expulsos das Forças Armadas
Os militares cabo-verdianos que maltrataram colegas, obrigando-os a simular actos sexuais, poderão ser expulsos, disse o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), major-general Anildo Morais.
Forças Armadas com 30 oficiais superiores para mil operacionais
As Forças Armadas cabo-verdianas contam com 30 oficiais superiores para um efectivo total que ronda os mil operacionais, entre Guarda Costeira e Guarda Nacional, segundo a lista nominal dos militares do Quadro Permanente (QP), publicada este mês.
Governo quer reformar funcionamento dos quartéis militares
O Governo conseguiu mobilizar nos últimos três anos mais de oito milhões de dólares para modernizar as Forças Armadas. A afirmação é do Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, que disse ainda que, em termos operacionais, o governo está a trabalhar para fazer reformas no funcionamento dos quartéis.
Fuzileiros navais são “dos maiores bastiões” do país - CEMFA
O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas (CEMFA) considera a defesa da pátria como “um direito e um dever fundamental de todos os cabo-verdianos”.
Programa Soldado Cidadão, redesenhado, leva militares à formação fora das Forças Armadas
O Programa Soldado Cidadão foi relançado esta manhã, na cidade da Praia, com a assinatura de um protocolo entre a Direcção Geral do Emprego, Formação Profissional e Estágios Profissionais, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e as Forças Armadas.
Tudo a postos para a reunião do Conselho Superior de Defesa - CEMFA
O Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Anildo Morais, disse hoje que está tudo a postos para o início da reunião do conselho superior de defesa, que se realiza amanhã.
"O treinamento operacional tem que ser o foco das Forças Armadas" - CEMFA
O Chefe de Estado Maior das Forças Armadas considera que a instituição encontra-se num momento de viragem, em que “será necessário” abraçar novos desafios, aumentar os níveis de operacionalidade, adequando-se ao momento actual.
Alberto Teixeira tomou posse como comandante da 1ª Região Militar
O major fuzileiro Alberto Teixeira assumiu hoje, oficialmente, o comando da 1ª Região Militar de São Vicente. Alberto Teixeira sucede no cargo ao tenente-coronel José Rui Neves, que fez a passagem de testemunho na quarta-feira.
Forças Armadas instauram processo a militares envolvidos em assalto à mão armada
As Forças Armadas vão instaurar um processo disciplinar aos militares detidos terça-feira, 13, em flagrante delito, por assalto a mão armada a uma residência no bairro da Cidadela, cidade da Praia. A detenção foi feita pela Polícia Nacional (PN).
Anildo Morais satisfeito com revisão do Regulamento de Disciplina Militar
O Chefe de Estado Maior das Forças Armadas (CEMFA), Anildo Morais, congratula-se com a revisão do Regulamento de Disciplina Militar (RDM), conforme proposta do Governo.
Presidente quer mais cooperação internacional nas Forças Armadas para combater ameaças comuns
O Presidente da República defende a necessidade de Cabo Verde dar início à cooperação militar com países vizinhos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), para juntos combaterem ameaças comuns.
Presidente pede mais celeridade na reforma das Forças Armadas
O Presidente da República garantiu terça-feira que, em articulação com o Governo, está empenhado para que as Forças Armadas (FA) tenham cada vez mais um “tratamento adequado” e pediu mais celeridade no processo da reforma da instituição castrense.
PJ e Forças Armadas reforçam cooperação “em prol da segurança nacional”
A Polícia Judiciária e as Forças Armadas alargaram a sua cooperação bilateral nas áreas de formação de efectivos, de reparação e manutenção auto, de armamento e tiro, de defesa pessoal e de reafectação de meios de mobilidade.
"As Forças Armadas estão bem" e "à altura de qualquer missão", diz o CEMFA
Anildo Morais, Chefe do Estado Maior das forças Armadas, esteve reunido esta manhã com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. Agenda foi marcada pela análise à situação actual da instituição militar. SOFA não foi tema discutido entre PR e CEMFA.
Forças Armadas participam em exercícios militares com força europeia
Uma força naval conjunta de vários países da União Europeia e as forças armadas cabo-verdianas estão em exercícios militares. O objectivo é melhorar as aptidões e reforçar laços de cooperação militar.
Cabo Verde interessado em acolher sede do Comando Militar Norte-Americano para África
O chefe das Forças Armadas, Anildo Morais, disse ontem que o país "tem condições" para acolher a sede do Comando Militar Norte-Americano para África e que essa "possibilidade" será analisada no futuro.
mais